conecte-se conosco

Educação

Fórum Diocesano terá como tema “Educação para a Vida e Esperança, um compromisso de todos”

A novidade do Colégio Leão XIII para este ano é o pré-fórum, com atividades que iniciam na quinta-feira, 5

Publicado

em

Nos dias 24, 25 e 26 de maio, a partir das 19h30, será realizado no Teatro Rachel Costa a 12.ª edição do Fórum Diocesano promovido pelo Colégio Leão XIII e Diocese de Paranaguá. O evento está no calendário do município e propõe o debate de assuntos pertinentes que precisam ser refletidos pela sociedade. Desta vez, após dois anos sem poder realizar o fórum devido às restrições da pandemia, o evento traz como tema “Educação para a Vida e Esperança, um compromisso de todos”.

O Fórum também será transmitido ao vivo pelo canal do Colégio no YouTube. A diretora pedagógica do Colégio Diocesano Leão XIII, Varseli Corrêa Farias, afirmou que a coordenação do evento é realizada pela equipe do colégio e também por integrantes da Pastoral da Educação e pelo bispo Dom Edmar Peron.

 “Estamos muito felizes por poder retomar o evento após dois anos”, disse a diretora pedagógica do Colégio Diocesano Leão XIII, Varseli Corrêa Farias

“A novidade deste ano é que fizemos um pré-fórum. Queríamos envolver os nossos alunos e as famílias e iniciar os debates antes, para eles estarem mais preparados para o evento. Nas três semanas que antecedem o fórum, haverá lives específicas para cada tema. A primeira acontece no dia 5 de maio, depois no dia 12 e 19”, contou Varseli.

Segundo a diretora, o Fórum contribui para a reflexão das problemáticas que envolvem a educação. “A gente abre o leque para que os estudantes possam se posicionar e refletirem sobre as várias perspectivas dos assuntos debatidos. O projeto do Fórum entra em um outro projeto maior do Colégio que é o “Educação fora dos Muros da Escola”, perpassa o conhecimento acadêmico que fica na sala de aula”, relatou Varseli.

O Fórum não foi realizado nos últimos dois anos em função da pandemia de Covid-19.

“Estamos muito felizes por poder retomar o evento após dois anos, voltamos com bastante garra e esperança de que dê tudo certo”, afirmou a diretora da escola.

Programação

Os três dias do evento contarão com mesas redondas para debater o assunto da noite. No primeiro dia, 24, o tema será “Educação e Família”, com a participação do professor e psicólogo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), Clóvis Amorim; além de um casal engajado na pastoral familiar, Antonio Carlos Lugnani e Josemary do Rocio Gusso Lugnani; e da palestrante e psicóloga Adriana Potexki. A mediação no primeiro dia será realizada pela professora Rachel Tavares. Haverá, ainda, a apresentação de um vídeo de Leo Fraiman.

No segundo dia de evento, 25, o tema central será “Educação e Escola”, com a participação da palestrante Daniele Saeb, da PUC/PR; da professora Janete Lode, do Núcleo Regional de Educação de Paranaguá; da professora Tenile Xavier, secretária de Educação e Ensino Integral; e do palestrante Eduardo Bacalhau, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A mediação neste dia será do professor e filósofo, Felipe Costa. O vídeo da noite será do Projeto Felicidade e o encerramento será realizado pelo Grupo de Jovens do Santuário de Nossa Senhora do Rocio.

No último dia do evento, dia 26, o tema será “Educação e Sociedade”, com a participação da palestrante e professora Darli, da PUC/PR; da palestrante Arilda Arboleya, professora no Instituto Superior do Litoral do Paraná (Isulpar); e do professor Bruno Gasparini, também do Isulpar. O mediador será o padre Vilmar Serighelli. A apresentação final será de estudantes do Colégio Estadual Alberto Gomes Veiga.

O público poderá participar ao final de cada mesa redonda enviando perguntas, na forma presencial ou on-line através do YouTube.