No início do ano, o Governo do Paraná iniciou um credenciamento para escolha dos 32 novos chefes dos Núcleos Regionais de Educação (NREs). O processo leva em conta um conjunto de competências profissionais enquanto os candidatos ocuparam cargos de liderança. As inscrições tiveram início em fevereiro e a previsão é que a nomeação dos candidatos escolhidos seja concluída e divulgada neste mês.
A Secretaria da Educação do Paraná informou, em nota, que até o momento, foi concluído o processo de credenciamento para as chefias de 25 NREs. Desses 25 chefes que foram nomeados, 13 foram interinos e passaram pelo credenciamento. “O processo de credenciamento dos sete Núcleos restantes está em fase final de decisão, dentre eles o NRE de Paranaguá, que contou com 35 inscritos”, informou a Secretaria.
O processo de credenciamento para os cargos de chefe de Núcleo Regional de Educação totalizou 1.772 inscritos, sendo que todos os chefes interinos participaram do processo, com exceção de um, do NRE de Paranavaí.
Os requisitos para o credenciamento são: ser servidor ativo efetivo da rede estadual (com uma exceção aos atuais chefes interinos, que puderam participar normalmente no processo); ter exercido a função de diretor, diretor auxiliar, assistente de NRE ou chefe de NRE.
MAIS TRANSPARÊNCIA
O objetivo deste processo é dar mais transparência à seleção e democratizar o acesso de servidores a cargos de chefia. “O credenciamento técnico permite identificarmos bons profissionais para as chefias de núcleo. Queremos escolher os melhores líderes para aumentar a qualidade das nossas escolas e os índices de aprendizagem dos alunos”, explicou o secretário de Educação do Paraná, Renato Feder.
Para a escolha, a secretaria realizou um processo que envolve cinco etapas, desde análise de currículo; estudo de caso; teste on-line de raciocínio lógico e gestão; até entrevista e apresentação de Plano de Gestão para uma banca multidisciplinar.
COMPETÊNCIA
Compete aos chefes dos Núcleos Regionais de Educação divulgar e zelar pelo cumprimento da legislação, regulamentos, normas e diretrizes relativos à educação e serviços administrativos. Além disso, são eles que representam oficialmente a Secretaria de Estado da Educação perante as autoridades, órgãos federais, estaduais, municipais e junto às instituições culturais, profissionais, científicas e associativas ou corporações particulares, quando solicitado.
Por enquanto, quem ocupa o cargo de chefe do Núcleo Regional de Educação em Paranaguá, de forma interina, é Izabel Cristina Vieira, que possui 26 anos de atividades como servidora estadual e já atuou na chefia do departamento de recursos humanos no Núcleo Regional de Ivaiporã.