Educação

Estudantes têm menos de dois meses para se preparar para o Enem

Provas acontecem nos dias 5 e 12 de novembro

nldsy8i6 1584461298

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) neste ano será diferente das edições anteriores. Desta vez, serão dois domingos de prova, dia 5 e 12 de novembro. Desta forma, os estudantes terão um período maior de descanso entre uma prova e outra. As inscrições foram realizadas em maio e quem perdeu a oportunidade terá que esperar até o próximo ano para se inscrever. O Enem tem ajudado muitos jovens a ingressar no Ensino Superior.

Em novembro, serão dois dias de prova. O primeiro domingo, dia 5 de novembro, será dedicado às seguintes áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Já no segundo domingo de prova, dia 12 de novembro, os conhecimentos serão voltados às áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

NOVIDADES

Além da mudança para dois domingos consecutivos, o Enem deste ano tem a redação no primeiro dia de prova, uma das reivindicações dos estudantes; sem certificação, provas com o nome de cada candidato, vídeo prova em libras; solicitação de tempo adicional no ato da inscrição; declaração de comparecimento impressa por cada pessoa e novas regras para isenção e ausência.

A divulgação dos gabaritos e do caderno de questões acontece no dia 16. Em janeiro de 2018, está marcada a divulgação dos resultados individuais. Em março de 2018 haverá a divulgação dos resultados treineiros e dos espelhos da redação.

DICAS

Segundo informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), é importante que o candidato mantenha seu e-mail atualizado para que seja possível mandar conteúdos importantes. Outra dica do INEP é observar o cartão impresso. Nele estão todas as informações de que o candidato precisa como data, hora e local das provas, atendimento especializado, ou específico e opção de língua estrangeira.

Outra maneira de consultar as informações é através do aplicativo do Enem 2017. Com o APP, disponível no Google Play e AppStore, o estudante acessa o cronograma, local de prova, cartão de confirmação e, após a prova, o gabarito e o resultado final.

Assim que souber o local de prova, a orientação é para fazer o trajeto e verificar a distância, o tempo gasto e a melhor forma de chegar. Sempre levando em consideração o trânsito e a quantidade de pessoas que farão o mesmo percurso.

 

 

 

Foto: Divulgação

Você também poderá gostar

Estudantes têm menos de dois meses para se preparar para o Enem

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.