conecte-se conosco

Educação

Estudantes da Rede Municipal de Ensino de Paranaguá retornam às aulas no dia 8 de fevereiro

Semedi tem calendário definido para o ano letivo

Publicado

em

Foto: Arquivo/Semedi

O ano letivo para estudantes das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Paranaguá começa no dia 8 de fevereiro. De acordo com calendário da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi), o ano terá 201 dias letivos. Os professores retornam às escolas no dia 1.º de fevereiro.

Serão duas semanas de férias em julho, do dia 8 ao dia 19. A comemoração do Dia do Professor, no dia 15 de outubro, será antecipada para o dia 14, uma segunda-feira, com recesso escolar. A entrega do boletim e encerramento do ano letivo será nos dias 19 e 20 de dezembro e, na sequência, inicia o recesso escolar.

Matrículas

Segundo a Semedi, o processo de matrículas para crianças abaixo de quatro anos foi finalizado. No entanto, a secretaria ainda realiza matrículas para os casos obrigatórios da educação infantil para crianças de 4 e 5 anos nos CMEIs, além dos primeiros aos quintos anos nas escolas. A partir de 2022, a matrícula das crianças de 4 e 5 anos na pré-escola passou a ser obrigatória no Brasil.

A Secretaria de Educação abre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30
Foto: Prefeitura de Paranaguá

A Semedi ressalta que as matrículas do período integral podem ser feitas na própria escola. Pais, mães e responsáveis por estudantes que irão ingressar no período integral da Rede Municipal de Paranaguá, podem realizar as matrículas na própria instituição de ensino, no horário de atendimento das 8h às 13h.

Contato

Em caso de dúvidas quanto ao ano letivo de 2024, os pais e responsáveis podem procurar pela Semedi (Travessa Dr. Antônio Fontes, s/nº) ou as instituições de ensino.

O horário de funcionamento da Secretaria de Educação é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30. As escolas estão abertas de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h; e os CMEIs somente a partir do dia 25 de janeiro, das 8h às 13h. A Semedi também atende pelo telefone 3271-1770 (ramal 2022).

Novo CMEI

Neste mês, o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, e a secretária municipal de Educação, Tenile Xavier, visitaram as obras de construção de um novo Centro de Educação Infantil no bairro Jardim Guaraituba. O espaço conta com 624 metros quadrados de área construída, com investimento de mais de R$ 2 milhões e capacidade de atender, em média, 150 alunos. Segundo a secretária, as obras foram intensificadas para que que logo a nova escola seja entregue à população.

A ordem de serviço para a construção foi assinada em janeiro do ano passado. O endereço do novo Cmei é na Rua Xingu, onde funcionava antigamente a Vaca Mecânica, uma fábrica de leite de soja para crianças carentes. Após a entrega será possível oferecer mais vagas às famílias que residem no Jardim Guaraituba, além dos bairros próximos como Santos Dumont, Asa Branca, Itiberê e São Vicente. 

Com informações da Semedi

Em alta

plugins premium WordPress