A Escola Municipal Maria José Henrique Tavares não deixou passar em branco o Dia Mundial da Água, comemorado na sexta-feira, 22. Os estudantes do 5.º ano realizaram várias atividades em sala de aula, mostrando que estão conscientes em relação ao meio ambiente.
Divididos em grupos, eles trabalharam todos os assuntos que norteiam a questão, como: rios, poluição, matas e higiene. Eles aprenderam as consequências negativas da poluição nos rios em relação aos animais marinhos. Aprenderam também que a limpeza deve começar pelo meio em que eles vivem, como a própria casa ou a escola.
A diretora da escola, professora Gisele Néry, ressaltou que o Dia Mundial da Água favorece a elaboração de várias atividades que reforçam a importância desta fonte de vida para o planeta.
“Nós realizamos o desenvolvimento da consciência ambiental com nossos alunos ao longo do ano, pois este é um dos nossos pilares na educação juntamente com a questão da segurança e a educação no trânsito”, destacou.
O aluno Jonas Ferreira Lima, de 9 anos, mostrou que entendeu bem sobre o assunto. “A preservação da água é necessária porque ela representa vida. Tanto no planeta como em nosso corpo. Por isso temos que saber utilizar para que não falte no futuro. Não devemos poluir os mares porque nós seremos prejudicados juntamente com os animais que vivem nos oceanos”, contou.
A aluna Amanda Luiza Pires do Carmo alertou sobre a poluição. “Muitas pessoas não têm consciência sobre a importância do meio ambiente para nossas vidas e poluem os rios. Isso afeta não somente o ser humano, como também todo o ecossistema”, apontou.
ORIGEM DA DATA
O Dia Mundial da Água (DMA) é celebrado no dia 22 de março. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 21 de fevereiro de 1993. O objetivo é alertar a população sobre a preservação dos bens naturais e, sobretudo, da água. A escolha de um dia dedicado a esse patrimônio natural do planeta ressalta sua grande importância na vida das pessoas e no equilíbrio dos ecossistemas.