Connect with us

Educação

Escolas no litoral se preparam para atividades presenciais extracurriculares

Secretarias estarão aberta, a partir de segunda-feira, 26

Publicado

em

extracurriculares

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) já iniciou o cronograma de retomada das aulas extracurriculares em algumas escolas do Paraná. Mas, para isso, os pais dos alunos precisam assinar um termo de compromisso com as medidas de segurança necessárias para prevenção da Covid-19.

O Núcleo Regional de Educação de Paranaguá informou que as escolas estaduais no litoral estão se organizando, conforme o protocolo de segurança. Os sete municípios do litoral paranaense possuem 60 escolas estaduais e todas apresentam ao menos uma modalidade de atividade extracurricular.

O retorno presencial foi liberado pelo Governo do Estado no dia 9 de outubro e vale para toda as redes de ensino: estadual, municipal e privada, desde o Infantil IV (a partir de cinco anos) até o Ensino Médio.

O secretário Renato Feder afirmou que já determinou aos diretores que a reabertura seja feita em total segurança e cumprimento à Resolução n.º 1.231, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que regulamenta o retorno das atividades presenciais extracurriculares.

“É de fundamental importância seguir os protocolos de saúde neste momento. A Educação é importante, mas a vida é mais, então, só vamos retornar com muita segurança”, afirma.

As aulas extracurriculares são aquelas que não estão na base comum curricular e são desenvolvidas no contraturno escolar, como complementação, recuperação e apoio escolar.

A chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE), Clarice Ubessi, disse que é preciso realizar um levantamento das escolas que estão aptas a voltar com essas atividades na região, com a devida autorização dos pais e/ou responsáveis.

“Neste levantamento serão listadas todas as necessidades para o retorno. As escolas devem enviar um e-protocolo ao Núcleo com todos os documentos necessários e, assim que a SESA e a SEED sinalizarem positivamente e todos os equipamentos de segurança estiverem disponíveis na escola, será realizado o retorno”, explicou Clarice.

As secretarias das escolas estaduais no litoral estarão abertas, a partir de segunda-feira, 26, por oito horas diárias.

Acompanhamento dos pais

As aulas prosseguem de três formas: pelo Aplicativo Aula Paraná (no Google Classrom), pela televisão e por material impresso. “Os pais devem acompanhar os seus filhos em uma das modalidades, para que eles não fiquem retidos na série, para que não reprovem. Esse momento está difícil para todos e os pais precisam acompanhar os estudos de seus filhos para que eles possam passar para a série seguinte. No próximo ano, as escolas estarão adequando suas aulas, de forma que possam ser recuperadas as dificuldades e dúvidas que ficaram durante este ano”, destacou a chefe do NRE.

Unidades deverão seguir protocolos de segurança (Foto: Seed)


Formulário on-line

Os pais e/ou responsáveis podem se manifestar através de um formulário on-line sobre o interesse na participação de seus filhos nas atividades presenciais extracurriculares de nivelamento, reforço escolar e atendimento pedagógico individualizado.

“A medida visa a atender pais que estão entrando em contato com a Secretaria e informando estar com dificuldades para obter e encaminhar pessoalmente o documento que permite que os filhos voltem às aulas presenciais. A partir de agora, pais e responsáveis poderão ter acesso à autorização pela Internet e enviá-la por e-mail, WhatsApp ou qualquer outro canal que a escola esteja utilizando, para otimizar o cronograma de reabertura. No dia do retorno, o estudante, então, leva o documento fisicamente”, esclareceu a Seed.