Educação

Escolas em tempo integral terão calendário diferenciado em 2020

Profissionais terão diversas formações para adaptação do novo modelo

Enquanto a maioria dos alunos da rede estadual do Paraná volta às aulas em 5 de fevereiro, os estudantes das escolas que a partir de 2020 serão exclusivamente de Educação em Tempo Integral (ETI) retomarão os estudos no dia 10 do mesmo mês. De 3 a 7 de fevereiro, as equipes dessas instituições vão passar por formação específica relativa aos novos modelos gestão e também pedagógico.

Os dias 15 de maio e 20 e 21 de julho, reservados ao Estudo e Planejamento no Calendário Escolar 2020 regular, serão dias letivos normais para os alunos e para as equipes das escolas de Tempo Integral. Nas unidades de ETI esse trabalho está concentrado em fevereiro.

Durante o ano, os profissionais desses colégios terão diversas formações para adaptação do novo modelo a suas realidades, com oficinas relacionadas ao componente curricular Projeto de Vida, ações voltadas para o protagonismo juvenil e orientações relativas à gestão escolar.

Confira o calendário da Educação em Tempo Integral: acesse a Resolução 234/2020 – GS/SEED.

 

Na prática

As escolas em tempo integral funcionarão em turno único. São nove aulas por dia, com uma hora de almoço e dois intervalos de 15 minutos, totalizando nove horas diárias de atividades e 45 horas semanais.

O protagonismo juvenil e o Projeto de Vida dos estudantes compõem o eixo central do modelo pedagógico das escolas de ETI. O objetivo é orientar o adolescente para descobrir aonde ele quer chegar e, assim, ajudá-lo nessa jornada. Serão fomentados Clubes de Protagonismo, desenvolvidos pelos próprios estudantes para que eles possam explorar em conjunto os seus interesses. Os professores também serão incentivados a ocupar um espaço de mentoria.

 

Fonte: AEN

Você também poderá gostar

Escolas em tempo integral terão calendário diferenciado em 2020

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.