Educação

Escolas de Paranaguá apresentam 1.ª Mostra do Patrimônio Negro

Evento celebra o mês da consciência negra

n6wr92j

No dia 6 de novembro, a Escola Municipal Professora Francisca Pessoa Mendes, em Paranaguá, sediou o início da Mostra do Patrimônio Negro. Neste evento, estudantes da rede municipal tiveram a oportunidade de participar de palestras e apreciar apresentações de capoeira, hip-hop, samba, jazz e rock. A Mostra foi realizada em mais de 20 escolas municipais e segue até o dia 30 em alusão ao mês da consciência negra.

“Esse acontecimento destaca a importância do estudo da cultura afro na educação, fundamental para promover a igualdade, combater o racismo, valorizar a diversidade e reconhecer as significativas contribuições dos afrodescendentes para a sociedade”, afirmou a Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral de Paranaguá.

Nesta semana, as escolas Edite Lobo e Randolfo Arzua realizaram a Mostra com apresentação de trabalhos, exposições e participaram de manifestações artísticas. 

jb4hhs5
 Mostra teve apresentação de capoeira

O presidente do Conselho de Igualdade Racial de Paranaguá, Gerson Luis Augusto, disse que a Mostra nas escolas é mais um evento realizado neste mês em alusão ao novembro negro.

“Agradeço ao convite da direção da Escola Francisca e a Secretaria de Educação e nós participamos dessa festa, dessa grande mobilização que acontece o mês todo em Paranaguá. Procuramos trazer até a escola, por ser alunos menores, alguma coisa lúdica, com música, dança e capoeira e mostra a eles os vários ritmos que pertencem a cultura negra, o samba, o rock, o funk, o jazz, o hip hop. É mostrar que o negro, apesar de tudo, na nossa história a música foi usada como arte de conscientização e transformação e ainda continua sendo um elemento forte nessa luta pela busca da igualdade racial”, relatou Gerson.

Com informações e fotos da Semedi

Você também poderá gostar

Escolas de Paranaguá apresentam 1.ª Mostra do Patrimônio Negro

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Escolas de Paranaguá apresentam 1.ª Mostra do Patrimônio NegroAvatar de Gabriela Perecin

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.