O programa Escola 1000, do Governo do Estado, tem apresentado resultados positivos nas instituições de ensino, os quais podem ser percebidos tanto na melhoria da estrutura física como na motivação dos funcionários das escolas. Todos afirmam que o repasse de 100 mil para cada unidade chegou em boa hora, em um momento em que havia a necessidade de reparação de telhados, pinturas, salas de aula, quadras esportivas, banheiros, nas redes elétrica e hidráulica, calçamento entre outros.
De acordo com informações da Agência Estadual de Notícias, o investimento é de R$ 100 milhões divididos para mil escolas, contemplando quase metade de toda a rede estadual do Paraná, formada por 2,1 mil unidades que atendem mais de 1 milhão de estudantes. As intervenções estruturais foram definidas por diretores, professores, funcionários, alunos e pais por meio de audiências públicas, nas quais todos puderam priorizar as necessidades de cada local.
O diretor da Escola Estadual Dr. Roque Vernalha, Bruno dos Santos Rueda, contou que um engenheiro analisou o espaço e elencou os principais pontos que podiam ser melhorados. “Nem todas as reivindicações da comunidade puderam ser feitas, mas a grande maioria foi acatada. Aqui, serão trocados os telhados do bloco principal onde estão as salas, aumentamos o forro do refeitório, troca de telhas no espaço multiuso e reforma da quadra. Nessa semana vai começar a retirada das telhas para limpeza e reforma e, nas férias, haverá a reforma da quadra. Ainda haverá a pintura da parte externa e interna”, relatou Bruno.
Diretor da Escola Estadual Dr. Roque Vernalha, Bruno dos Santos Rueda, contou que discussão dos reparos com a comunidade foi essencial
O diretor afirmou que as melhorias estão causando uma boa impressão a toda comunidade escolar. “Tudo isso causa um conforto para quem olha, para os alunos, é algo novo para a escola”, destacou Bruno.
BEM-ESTAR DOS ALUNOS
O Colégio Estadual Professora Regina Mary Barroso de Mello comemorou a escolha da empresa que realiza os serviços, que vem realizando um trabalho de excelência. “Todo o forro era de madeira e já foi todo trocado, vemos que é um trabalho muito bem feito e organizado. Já foi feito o forro do corredor externo. Agora, eles estão trabalhando na retirada dos beirais antigos, que já estavam podres, pois a escola já tem mais de 30 anos”, contou a diretora auxiliar Agda Cristina Silva Oliveira.
Ainda está prevista para o Colégio Regina de Mello a pintura externa, reparos nos banheiros feminino e masculino, além da retirada de algumas árvores que estavam danificando o piso e causando perigo às crianças. “Tínhamos árvores com raízes muito profundas e no período de chuvas e ventos fortes, elas levantaram e o piso ficou desnivelado, as crianças poderiam cair e, até mesmo, prejudicar a questão da mobilidade. Agora já está tudo nivelado”, comemorou Agda.
Diretora auxiliar do Colégio Estadual Professora Regina Mary Barroso de Mello, Agda Cristina Silva Oliveira, afirmou que o recurso veio em boa hora
Para a diretora auxiliar, todas as mudanças contribuíram para o bem-estar dos cerca de 700 alunos do Regina de Mello. “Hoje, eles estão em uma escola mais bem cuidada, um ambiente mais agradável, o que favorece o aprendizado deles”, enfatizou Agda.