- Paranaguá, atualmente, tem sido privilegiada ao acolher diversas Instituições de Ensino Superior e uma diversidade profícua na oferta de Cursos de Graduação. A cidade desenvolve-se num ritmo promissor acompanhando a recuperação financeira do País e apontando para um futuro de desenvolvimento cultural e profissional, indispensáveis na formação dos jovens.
- A busca por opções corretas na escolha do Curso Superior, exige foco na auto- realização pessoal e na consolidação profissional de cada um, considerando ainda o sucesso financeiro e as vitórias desejadas no "devir" da vida adulta.
- As dúvidas surgem naturalmente diante das definições necessárias de cada pessoa. “Definir nossas escolhas é preciso, entretanto, errar nas escolhas não é preciso."
- Com longa militância no ensino superior da UFPR e 17 anos de dedicação ao universo acadêmico de Paranaguá, pretendemos contribuir com alguns esclarecimentos que se tornam auxiliares necessários na escolha dos nossos jovens.
- QUESTÃO PRIMEIRA – Definir a profissão que queremos seguir e as competências necessárias para o seu exercício, e se NOSSO PERFIL sinaliza sucesso ou possibilidade de frustração no desempenho futuro.
- O autoconhecimento torna-se de grande valia nesta questão, somado à análise dos conteúdos curriculares que compõem a Grade do Curso escolhido.
- UMA VISITA à Faculdade e a observação e convívio com a comunidade acadêmica são de grande valia. A OBSERVAÇÃO DA INFRAESTRUTURA DA IES, BIBLIOTECA E LABORATÓRIOS, PERMANENTE ASSISTÊNCIA E ORIENTAÇÃO SÃO FATORES QUE PODEM DAR SEGURANÇA NA ESCOLHA DA CARREIRA E NA FORMAÇÃO DO FUTURO PROFISSIONAL.
- SEGUIMOS "MODELOS" E OS MESTRES SÃO NOSSOS MODELOS NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E CONQUISTA DO SUCESSO. O DIÁLOGO É CONVENIENTE.
- QUESTÃO SEGUNDA – Em que modalidade, os CURSOS de uma INSTITUIÇÃO de ENSINO PODEM SER OFERTADOS ? A legislação aponta 03 modalidades e podemos esclarecer ao estudante a importância da escolha adequada ao seu ritmo de vida.
- CURSOS PRESENCIAIS- com aulas totalmente ministradas nas IES, com a presença contínua de professores e colegas de Curso, biblioteca e laboratórios sempre disponíveis, cantinas para convívio e lazer e auditórios para palestras, debates e demais atos de vivência cultural.
- VANTAGENS – FORMAÇÃO DO CARÁTER SOCIAL E POLÍTICO DO ESTUDANTE, COM SOLIDEZ NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL, FUNDAMENTADA NA TROCA DE RELATOS E EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO COTIDIANO DO TRABALHO.
- PESQUISAS REALIZADAS EM LABORATÓRIOS VIVOS QUE FORTALECEM A CONSCIÊNCIA SOCIAL E A INTEGRAÇÃO COM O COLETIVO. "SOMOS MAIS FELIZES E PRODUTIVOS NO CONVÍVIO COM O GRUPO".
- CURSOS A DISTÂNCIA – O aluno pode dispor do seu tempo para estudar, quanto e quando sua disponibilidade permite a ação de aprender, via tecnologia de informação e comunicação. EXIGÊNCIAS: pertinácia, dedicação e a aceitação da ausência do convívio com colegas e professores no seu cotidiano. AS DÚVIDAS SUSCITADAS NA AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO PODEM SER ESCLARECIDAS OU NÃO ESCLARECIDAS, DE CONFORMIDADE COM A CAPACIDADE DO ALUNO DE COMUNICAR-SE ON LINE E DA CLAREZA DAS EXPLICAÇÕES OBTIDAS.
- OBSERVANDO QUE EM ALGUMAS DISPUTAS DE VAGAS PARA EMPREGOS OU CARGOS FUNCIONAIS, OS PORTADORES DE CURSOS PRESENCIAIS, TEM PRIORIDADE SOBRE OS FORMADOS EM OUTRA MODALIDADE.
- CURSOS SEMIPRESENCIAIS – são cursos regidos pela Portaria Ministerial nº1134 de 10 de outubro de 2016.
- Considerações e Funcionamento Previsto – A IES ofertante deverá ministrar 80% do Curso em Regime Presencial, com toda a infraestrutura prevista para esta modalidade e apenas 20% em caráter a distância. O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ainda não normatizou os chamados popularmente de CURSOS HÍBRIDOS.
- O MEC ESTABELECE RESSALVAS PARA A OFERTA DE ALGUNS CURSOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA, COMO OS CURSOS NA ÁREA DA SAÚDE, ENGENHARIAS E ARQUITETURA E O CURSO DE DIREITO, OBSTADO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA PELA OAB.
- ANTES DE OPTAR PELA MODALIDADE DO CURSO, O ALUNO DEVERÁ CONSULTAR O LINK NO SITE DO MEC denominado "FALE CONOSCO", para dirimir dúvidas.
- A OPÇÃO PELO CURSO DEVE SER PAUTADA PELA SERENIDADE E CONSCIÊNCIA DA ESCOLHA PESSOAL, APÓS ANÁLISE DOS FATORES INERENTES À SUA EXPECTATIVA DE FUTURO. QUANTO À MODALIDADE DO ENSINO, O JOVEM DEVE ESTABELECER, COMO META PRIORITÁRIA, A EXCELÊNCIA EM SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA.
- TODOS TÊM O DIREITO DA ESCOLHA, FUNDAMENTADA NA REFLEXÃO E NA SERENIDADE COMO CHAVE QUE ABRIRÁ PORTAS PARA O SUCESSO FUTURO.
PARANAGUÁ, 10 DE NOVEMBRO DE 2017
Dra. Rosi Teresinha Bonn