A Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Educação (Semedi), informa que a partir do dia 19 de julho, terá o retorno das atividades presenciais na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que oferta o Ensino Fundamental I, ou seja, o período da alfabetização (1.º ao 5.º ano) e recebe matrículas de pessoas a partir dos 15 anos completos.
Atualmente, são 14 escolas municipais que ofertam a EJA espalhadas pelos bairros da cidade. “A Semedi e toda equipe pedagógica das escolas e CMEIS e a EJA estão preparadas, seguindo todos os protocolos de segurança contra a Covid-19, para assim, receber da melhor forma todos os estudantes ou responsáveis que optaram por participar das aulas presenciais. É um momento muito especial e esperado por todos. Reforçando que, em nenhum momento estivemos “sem aulas”. Nossos professores e equipes se prepararam para atender nossos alunos no formato remoto, e dessa forma, conseguimos cumprir nosso compromisso de ofertar o acesso às atividades, respeitando as especificidades de cada escola”, informou Francielle de Oliveira Bezerra, chefe da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação.
Quem tiver interesse em matricular-se na EJA Paranaguá, pode ligar para o telefone (41) 3420-2978, na Secretaria Municipal de Educação (Semedi), e conferir os locais e vagas, ou comparecer diretamente à Escola Polo da Educação de Jovens e Adultos “Edite Lobo dos Santos”, que fica localizada na Rua Pecêgo Júnior, ao lado da Escola Eva Cavani – Centro Histórico. “Será um prazer receber novos alunos, mesmo durante esse momento de pandemia. Estamos tomando todos os cuidados para atender e cuidar, tanto dos nossos Professores e Servidores, quanto dos nossos alunos” comentou.
A Secretaria Municipal de Educação (Semedi) trabalhou em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) e a Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá (Semsa) para elaborar um protocolo de segurança, garantindo assim a tranquilidade para toda a comunidade escolar. O retorno às atividades presenciais acontece para assegurar o direito ao ensino para as crianças do município, visto que muitos alunos não tiveram acesso à tecnologia. “Nossa equipe que conta com gestores, pedagogos, orientadores, está recebendo formação para ficarem por dentro de todas as orientações que deverão ser repassadas aos estudantes e familiares, a respeito dos cuidados que devem ser seguidos para o bem de todos. Dentro de tudo isso, vem junto o acolhimento, um momento tão esperado precisa de uma acolhida especial. Nessa atmosfera é que pretendemos colocar toda a comunidade escolar, na certeza de que, quando cada um faz sua parte, todos ganham”, relatou a chefe da Educação de Jovens e Adultos.
A Prefeitura de Paranaguá trabalhou intensamente para a vacinação dos profissionais da educação, sendo o primeiro município do Estado a vacinar 100% os funcionários da educação da rede pública municipal, estadual e também da rede privada. Além disso, foram adquiridos mais de 160 mil reais em EPI’s de combate ao coronavírus.
“Seguimos todos os direcionamentos recebidos pelas autoridades sanitárias para que pudéssemos retornar às escolas com a maior segurança possível. Fizemos o protocolo de retorno, em constante conversa com os gestores, construindo de maneira coletiva e colaborativa para estabelecer um direcionamento. Desta forma cada instituição, dentro das suas especificidades, segue da melhor maneira para atender a sua comunidade escolar”, afirmou a secretária de Educação, Tenile Xavier.
Saiba quais são as escolas que oferecem turmas da EJA
Escola Municipal Almirante Tamandaré, na Vila São Vicente; Escola Aníbal Ribeiro Filho no Parque Agari; Escola Arminda de Souza Pereira, que fica no Jardim Iguaçu; Escola Francisca Pessoa Mendes no Jardim Esperança; Escola Municipal Graciela Almada Diaz, na Ilha dos Valadares; Escola João Rocha, na Vila Garcia; Escola José de Anchieta na Vila Guarani; Escola Municipal Leôncio Correia, no Jardim Araçá; Escola Maria Trindade que fica na Vila Santa Maria; Escola Nayá Castilho que fica no Parque São João; Escola Edite Lobo, no centro, Escola Pindoty, na Ilha da Cotinga; Escola Iracema dos Santos, na Ilha dos Valadares e Escola Iná Xavier Zacharias, na Vila do Povo.
“Todas as escolas municipais voltam nesse formato [híbrido], exceto a Escola Municipal Maria Trindade, localizada na Colônia Santa Maria, pelo motivo de reforma e ampliação da instituição de ensino, que encontra-se em fase de finalização. Assim que encerrar esse processo, as aulas para o ensino regular e a EJA, voltam a ocorrer nos dois formatos: presencial e remoto”, finalizou.
Outras informações poderão ser obtidas através da rede social oficial da EJA Paranaguá: https://www.facebook.com/ejaparanagua/