Os Educadores Sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social de Paranaguá, participaram de um encontro em Curitiba. O evento aconteceu no Instituto de Filosofia e Libertação, na capital do Estado.
O Encontro de Educadores Sociais e Populares foi promovido pelo Fórum de Educadores Sociais e Populares do Paraná, FESP-PR. “Entre as pautas discutidas no encontro, estavam a necessidade de regulamentar a profissão de educador social no Brasil e a criação de um curso de Graduação Superior para educador social nas diferentes modalidades: Tecnólogo, Bacharelado e Licenciatura”, destacou Wagner Peixoto, educador social de Paranaguá.
Na pauta do encontro, também se discutiu uma maior promoção e valorização da profissão de educador social nos âmbitos municipal, estadual, federal e internacional. Além dos educadores de Paranaguá, estiveram presentes ao encontro educadores sociais e populares de Colombo, Piraquara, São José dos Pinhais e Curitiba.
O educador social é responsável por atividades pedagógicas, que visam à promoção e à integração social de pessoas em situação de risco, excluídas ou em situação vulnerável. O educador social baseia o seu papel profissional na abordagem entre o indivíduo e o meio, em que o educando adquire as ferramentas necessárias para assumir a autonomia de vida.
LEGISLAÇÃO
Projeto de lei que regulamenta a profissão de educador social, categoria que atua para resgatar pessoas em situação de risco social, tramita na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).