Educadores e funcionários do Centro Municipal de Educação Infantil Ângela Catarina, estiveram participando do projeto Garimpando Histórias com a Rota do Patrimônio, percorrendo o Centro Histórico da Cidade-Mãe do Paraná e vivenciando com esses profissionais saberes e conhecimentos sobre o vasto conteúdo dos patrimônios materiais, imateriais, ambientais e étnicos de Paranaguá.

De acordo com a Diretora da Educação Infantil Tatiana Passos, a importância desta formação para todos àqueles que atuam no CMEI, como gestor, pedagogo, educador e serviços gerais.
“Vale ressaltar que é um processo em que o profissional vivencia de forma deliberada e consciente a construção de sua autonomia e autoria profissional, em um movimento de ser, pensar e fazer, propiciando a práxis, ou seja, momento em que teoria e prática se unem na ação ativa e libertadora, sempre mediada pela dialogicidade” disse Tatiana.

O projeto Garimpando Histórias está estruturando no município a educação patrimonial que é aplicada às crianças desde da educação infantil, ensino fundamental, educação de jovens e adultos e todos os servidores que constituem uma instituição de ensino.

“Temos como objetivo estruturar e aprofundar o conhecimento para desenvolver projetos de pertencimento cultural com todos que fazem parte da instituição de ensino”, destacou o Chefe do Ensino Integral da Semedi Denni Capetta.

A Educação Patrimonial consiste despertar nas pessoas o interesse em valorizar o patrimônio cultural.
“A Rota do Aprender desperta sempre um pouco de curiosidade em aprofundar sobre a história da nossa cidade. O projeto Garimpando Histórias retrata detalhadamente cada parte importante do nosso passado. Acreditamos que é muito importante aprender sobre nossas raízes, para que assim possamos valorizar, amar e cuidar o que é nosso” disse a secretária de Educação Tenile Xavier.

