Foi realizada na tarde de sexta-feira, 22, nas dependências da Escola Manoel Viana, a aula inaugural do curso de espanhol a alunos que estão pleiteando ingressar nos cursos de graduação, oferecidos por cinco universidades paraguaias, totalizando 27 campi e 114 cursos.
O evento contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Obras, Arnaldo Maranhão, representando o prefeito Marcelo Roque, do cônsul do Paraguai em Paranaguá, Edgar Patiño Guerrero, da coordenadora nacional de Espanhol do Colégio Bom Jesus, professora Maria Eugênia Gomez Holtz Galvão, da professora de espanhol Francisca Maranhão. A abertura foi realizada pelo assessor do Consulado do Paraguai, Celso Tórtora.
Professora Francisca, Coordenadora Maria Eugênia, vice-prefeito Arnaldo Maranhão, Celso Tórtora e o cônsul do Paraguai, Edgar Guerrero
O cônsul Edgar Patiño Guerrero disse que o curso nasceu de um entendimento entre o consulado paraguaio, o Colégio Bom Jesus e as autoridades municipais. “Estamos dando um seguimento àquela reunião que realizamos inicialmente na Folha do Litoral News, no Café com Lideranças, quando nos foi propiciado conversar com diretores das escolas. Também conversamos com as autoridades locais, quando explanamos o convênio. Fomos muito bem recebidos por todos e, hoje, estamos cristalizando uma oportunidade de jovens de Paranaguá fazerem este intensivo de espanhol para que possam ter a certificação e complementar a documentação necessária para que pleiteiem uma vaga em uma das cinco universidades federais do Paraguai”, destaca Guerrero.
O cônsul também enfatizou aos presentes a satisfação em constatar que tantos estudantes, que pode chegar ao número de 50, estejam interessados em estudar no Paraguai, e aproveitou para agradecer o apoio. “Gostaria de agradecer à Prefeitura de Paranaguá o apoio a este empreendimento para a comunidade; agradecer ao prefeito Marcelo Roque, ao vice-prefeito e secretário de Obras, Arnaldo Maranhão; à comunidade pelo interesse e aos jovens que hoje iniciam este intensivo, e esperamos que no dia 10 de novembro estejam todos aptos a apresentarem as documentações necessárias, dentre elas a certificação do Instituto Cervantes de Curitiba, que é um dos requisitos, e tenho a certeza de que a maioria estará aprovada e terá êxito posteriormente”, completou Guerrero.
O vice-prefeito Arnaldo Maranhão desejou sucesso aos jovens que iniciam esta jornada. “Em nome da Prefeitura de Paranaguá, do prefeito Marcelo Roque afirmo que é um prazer poder estar junto com o consulado do Paraguai, com as professoras, poder ceder este espaço na Escola Manoel Viana, para que estes jovens possam se preparar melhor na área de espanhol, depois cursar uma universidade no País irmão, e com a graça de Deus, voltar e serem grandes profissionais aqui na cidade de Paranaguá”, destacou Maranhão.
A coordenadora Maria Eugênia Gomez Holtz Galvão destaca que a prova final será realizada em Paranaguá. “Os alunos estarão participando deste curso intensivo, que irá até o início de novembro, se preparando para apresentar, para terem um diploma de certificação de domínio de idioma internacional, reconhecido pelo Instituto Cervantes. Um dos pré-requisitos para que consigam pleitear uma vaga em uma das universidades daquele País, e poder estarem aproveitando esta oportunidade maravilhosa de estar estudando no Paraguai. Nossa intenção é proporcionar para que estes alunos, que a principio eram só do Colégio Bom Jesus, e que após conversamos com o Consulado, decidimos abrir a toda a comunidade, para que haja um retorno também à comunidade local”, enfatiza Maria Eugênia, informando que a prova de avaliação acontecerá em Paranaguá. “Os alunos devem se apresentar ao SIELE (Servicio Internacional de Evaluación de la Lengua Española) atestando o grau de domínio do espanhol, sendo que a prova será agendada para acontecer em novembro, aqui em Paranaguá, ao invés de terem que subir para fazê-la no Instituto Cervantes em Curitiba, e certamente terão uma boa colocação”, completou a coordenadora.
A professora de Espanhol do Colégio Bom Jesus e da rede Estadual de Ensino, Francisca Maranhão, enfatiza que a expectativa é que os alunos consigam os certificados. “Estaremos trabalhando com eles até o início de novembro, e esperamos que eles consigam obter os certificados para validar a entrada destes alunos a ingressar nos cursos escolhidos em uma das universidades do Paraguai”, enfatizou Francisca.
O consulado paraguaio estará recebendo a documentação requisitada até o dia 10 de novembro. Outras informações poderão ser solicitadas através do e-mail [email protected], pelo telefone (41) 3423-2880 ou pessoalmente no consulado paraguaio.