Na quarta-feira, 15, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), através de ação conjunta da Diretoria de Desenvolvimento e Integração dos Campi (Integra), das direções dos campi do interior e do litoral, da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd) e do Núcleo de Concursos (NC), encerra o prazo para inscrições no Processo Seletivo Simplificado para atender os Campi Avançados. Entre as vagas em quatro locais do Paraná, 187 são para 11 graduações no litoral, 120 na UFPR Litoral, em Matinhos, e 67 no Campus Pontal do Paraná – Centro de Estudos do Mar (CPP-CEM). O edital havia sido lançado em 6 de fevereiro.
Segundo o edital da UFPR, entre as vagas para estudantes em cursos de graduação em Matinhos, 15 são para Agroecologia Tecnológico, 17 para Ciências – Licenciatura, 20 para Ciências Ambientais – Bacharelado, 12 para Geografia – Licenciatura, 18 para Gestão de Turismo – Tecnológico, 15 para Linguagem e Comunicação – Licenciatura e 18 para Saúde Coletiva – Bacharelado. Em Pontal do Paraná, os alunos podem ingressar por meio de vagas em Ciências Exatas – Física/Matemática/Química (23 vagas), Engenharia Ambiental e Sanitária – Bacharelado (13 vagas), Engenharia Civil – Bacharelado (16 vagas) e Engenharia da Aquicultura – Bacharelado (15 vagas).
Além das vagas nos dois municípios no litoral, há também postos em cursos de graduação da UFPR disponíveis em Jandaia e Palotina, no interior do Paraná. O objetivo é aumentar a eficiência na ocupação das vagas ofertadas pela instituição. As incrições podem ser realizadas AQUI. O edital completo foi disponibilizado no site da UFPR. A universidade ressalta que o período curto de inscrições se deve à proximidade do início das aulas, que ocorre em 20 de março.
Requisitos para se inscrever
“Para se candidatar, o estudante precisa ter concluído o Ensino Médio até a data da publicação do edital do Processo Seletivo Simplificado (2 de fevereiro de 2023) e realizado o Exame Nacional do Ensino Médio em uma das seguintes edições: 2022, 2021, 2020, 2019, 2018, 2017, 2016 ou 2015. Cada candidato poderá efetuar apenas uma inscrição, devendo indicar o curso desejado. Na classificação, será respeitada a ordem decrescente de pontuação dada pelo somatório das notas obtida no ENEM”, detalha a assessoria.
Segundo a UFPR, os aprovados ingressam nos cursos de graduação já no primeiro semestre letivo de 2023, algo que ocorre devido à distribuição das vagas dos cursos ofertados e do calendário letivo da UFPR. “O processo promove a ocupação de vagas remanescentes e não tem taxa de inscrição”, informa.
Com informações da UFPR