Educação

Colégios estaduais abrem inscrições para a modalidade da EJA em Paranaguá

Cinco instituições de ensino ofertam a EJA no município

Os alunos frequentam a instituição de Educação para Jovens e Adultos atualmente no município para conseguir trabalho e/ou melhorar a qualidade de vida

Os alunos frequentam a instituição de Educação para Jovens e Adultos atualmente no município para conseguir trabalho e/ou melhorar a qualidade de vida

Quem não concluiu o ensino regular tem a oportunidade de frequentar novamente a escola na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), em Paranaguá. Na segunda-feira, 6, abriram as inscrições em cinco instituições de ensino no município: Ceebja (Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos); Colégio Estadual Professora Carmen Costa Adriano; Colégio Estadual Cidália Rebello Gomes; Colégio Estadual Maria de Lurdes Rodrigues Morozowski; e Colégio Estadual Porto Seguro.

Os alunos frequentam a instituição de Educação para Jovens e Adultos atualmente no município para conseguir trabalho e/ou melhorar a qualidade de vida. “Os estudantes com grande distorção e idade/série. Esses estudantes estão no ensino fundamental, não terminaram o 9º ano do ensino fundamental e já tem 15 anos. Se você tem 15 anos e não concluiu ainda o 9º ano, os anos finais do ensino fundamental, você pode se matricular no EJA. Se você tem 18 anos e ainda não terminou o Ensino Médio, você também pode se matricular no EJA”, explicou o chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Paranaguá, Paulo Penteado.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da Educação Básica que oferece oportunidade para retomada dos estudos. A EJA permite que o aluno conclua a trajetória escolar em menos tempo e, dessa forma, obtenha qualificação para conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho.

“Para você concluir seus estudos, dar prosseguimento na sua vida profissional, na sua vida de estudante e alavancar sua carreira e sua vida pessoal. O EJA é voltado para o estudante, trabalhador. Vamos supor, um estudante que tem 16 anos, está lá no 6.º ano. As criancinhas do 6.º ano, no geral, têm 10 e 11 anos. Às vezes, esse jovem, se sente deslocado. Tempos totalmente diferentes, a mentalidade, o objetivo de vida, isso acaba desestimulando o aluno com distorção idade/série. Então, o ensino de Jovens e Adultos é voltado para o estudante, com uma mentalidade, com um perfil, um nível de maturidade, desde o movimento diferente e também para o estudante trabalhador”, disse o chefe do NRE.

MATRÍCULAS DA EJA EM PARANAGUÁ

Os interessados podem acessar o portal da Educação para Jovens e Adultos, na aba “Quais escolas ofertam”, encontrar uma escola que ofereça o curso desejado. Também é possível procurar diretamente uma escola para ter mais informações.

Para a matrícula, são exigidos alguns documentos oficiais como: Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento; fatura de energia elétrica recente (dos últimos dois meses) – se a conta não estiver em nome do estudante, é preciso apresentar um comprovante de endereço adicional em nome da mãe/pai/responsável legal; Histórico Escolar; RG ou Registro Nacional Migratório (RNM) / Protocolo de Solicitação de Refúgio; e CPF.

📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.

Menores de 18 anos devem apresentar também: Declaração de Vacinação emitida pela Unidade ou Posto de Saúde; e CPF da mãe/pai/responsável legal ou Registro Nacional Migratório (RNM)/Protocolo de Solicitação de Refúgio.

“As matrículas acontecem a partir do dia 6 de janeiro. As escolas estaduais voltarão a seu atendimento presencial e poderão estar atendendo todos os estudantes que tem esse desejo de estar concluindo seus estudos ou corrigindo essa distorção idade/série, basta procurar a secretaria de qualquer escola estadual que você vai ser orientado quanto aos polos que você pode ser atendido em Paranaguá em todas as cidades do litoral”, concluiu Paulo Penteado.

Você também poderá gostar

Colégios estaduais abrem inscrições para a modalidade da EJA em Paranaguá

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Colégios estaduais abrem inscrições para a modalidade da EJA em Paranaguá

Alex Vizine

Formado em Letras e respectivas Literaturas pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (FAFIPAR) em 2014 e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) em 2018. Desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2020 como Microempreendedor Individual (MEI), além de atuar com produções audiovisuais e em radiodifusão no litoral do Paraná. Associado ao Rotary Club de Paranaguá Rocio, ministro da Eucaristia e da equipe de liturgia no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio.