O Colégio Estadual Dra. Zilda Arns Neumann, localizado em Guaratuba, obteve bons resultados na educação on-line durante o primeiro semestre. Em março, as aulas presenciais foram paralisadas por causa da pandemia da Covid-19, iniciando, desta forma, o contato entre os estudantes e as plataformas digitais.
De acordo com a diretora Michele Strassburger, os números ainda são tímidos e tudo é consequência de um trabalho engajado entre direção, equipe pedagógica, secretaria, professores e pais. “Estamos sempre prontos a atender a quem precisa. A primeira ação foi a divulgação e orientação aos pais, encaminhamos bilhetes aos que estavam no colégio e mandamos mensagem no aplicativo Escola Paraná”, explica.
Mas nem tudo foi fácil no Colégio Estadual Dra. Zilda Arns. Isso porque a instituição de ensino realizou uma força-tarefa no momento da implantação do Aula Paraná. “Montamos grupos de WhatsApp com representantes de sala, depois montamos com pais das turmas dos alunos menores sextos e sétimos anos. Fizemos muitas ligações para informar os pais. Avisamos no Facebook, fizemos plantões no colégio para baixar aplicativos, ensinar a mexer, preencher. Fizemos reuniões para traçar estratégias com os professores”, ressalta a diretora, mostrando que foi um trabalho árduo entre a equipe pedagógica e direção.
Neste processo, o colégio superou várias dificuldades, a maior dela foi em relação aos números de telefones que são passados para a escola, mas que estavam desatualizados. “Muitos não atenderam, pois as pedagogas ligaram de seus celulares e as pessoas não atendem números desconhecidos. Ainda há aqueles pais que também não procuraram o colégio”, complementa.
O colégio também possui uma quantidade expressiva de alunos que recebem atividades na própria instituição de ensino, muitos deles não têm Internet, celular ou o celular não é compatível. Há ainda muitas famílias com mais crianças que fazem aulas on-line e só tem um aparelho.
Os bons resultados alcançados no semestre se devem a essa soma de esforços, resultando no envolvimento entre os professores e a equipe pedagógica, pais e alunos.
“Temos o grupo de WhatsApp do colégio, bem como montamos a sala de aula no Classroom, onde conseguimos passar todos os documentos e informações necessárias. Fazemos reuniões periódicas via web conferência. Enfim, o envolvimento está muito bom”, avalia a direção.
Em relação aos estudantes que estão ausentes dos estudos, o colégio vem realizando o contato com a rede de proteção. “Entendemos que a partir do trabalho em conjunto com o Conselho Tutelar atingiremos o máximo de alunos para não deixar ninguém sem estudar. A ajuda deles é importantíssima, pois chegam aonde não conseguimos”, finaliza. A direção agradece o empenho das pedagogas: Atila Costa, Marli Teresa Bonfleur e Marilyn Santos Machado Schirlo.
O Colégio Estadual Dra. Zilda Arns possui, atualmente, 672 alunos, sendo 324 matriculados no Ensino Fundamental, 221 no Médio e 127 no Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (Celem).