O Colégio Estadual Dr. Arthur Miranda Ramos, localizado no Jardim Samambaia, realiza no dia 30, às 20h, no Teatro Rachel Costa, o evento comemorativo para marcar os 35 anos de fundação do estabelecimento. A programação tem o objetivo de integrar a comunidade escolar mostrando aos estudantes um pouco da história do colégio.
Uma equipe de professores está organizando a programação, a qual contará com depoimentos de ex-diretores e ex-funcionários, os quais dedicaram grande parte de suas vidas à instituição. Uma delas é a professora Léa Cunha Forigo que há 25 anos atua no Colégio Arthur.
Será também exibido um vídeo institucional contando sobre a história do estabelecimento. “Também vamos ter um número de dança feito pelo Wellington do estúdio Fênix. Ele foi nosso aluno e iniciou aqui seu trabalho de dança e, atualmente, ele dá aulas de dança para nossos alunos e também realiza atividades envolvendo toda a cidade. Será um grande momento este reencontro”, destacou a diretora Iara Maria Rosa do Amaral.
Além de Wellington, outros ex-alunos terão a mesma oportunidade de estar no palco participando da comemoração. A programação ainda conta com homenagens aos servidores destaque e encerramento com o cantor Aroldo Amer.
“Vamos tentar passar em uma noite os 35 anos de história do colégio. Para isso vamos contar com familiares do nosso patrono, o Dr. Arthur Miranda Ramos. Todos estão contribuindo de alguma forma para homenagear a escola”, ressaltou a diretora auxiliar Cláudia Xavier Barbosa.
HISTÓRIA
O Colégio Estadual Dr. Arthur Miranda Ramos foi construído em 1981, durante a Gestão do Governador Ney Braga e inaugurado em 1982, possuindo quatro salas de aula para atender ao conjunto habitacional Jardim Samambaia entregue à comunidade em 1980. Em três décadas de atividades prestadas à educação parnanguara, o colégio cresceu sendo ampliado em 1994, ganhando mais cinco salas de aulas.
Atualmente, conta com 1.029 alunos matriculados no Ensino Fundamental do 6.º ao 9.º ano e Ensino Médio. É uma referência de inclusão no atendimento aos alunos portadores de necessidades especiais.
PATRONO
Seu patrono, o Dr. Arthur Miranda Ramos, foi engenheiro civil, nascido em Guaratuba em 8 de maio de 1922. Foi um cidadão de grande destaque no cenário político-social parnanguara, detentor de vários títulos de honra ao mérito. Foi superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, eleito vereador por duas vezes atuou como secretário Municipal de Planejamento. Faleceu em 15 de julho de 1981, data em que Paranaguá perdeu um grande e valoroso filho que o adotou e que muito lutou em prol desta comunidade nos meios profissional, cultural, político e religioso.