Educação

Cientista da NASA conhece projetos desenvolvidos pelo IFPR Paranaguá

Dra. Russane D. Low esteve no IFPR e conheceu iniciativas acadêmicas

j01rvrko

O Instituto Federal do Paraná – Campus Paranaguá é uma entidade acadêmica pública que desenvolve, além do ensino superior gratuito e de qualidade a estudantes da região e do Estado, diversos projetos nas áreas de ciência, saúde, meio ambiente, tecnologia, entre outros campos. Um reconhecimento a este viés científico e acadêmico do IFPR foi feito através da visita da cientista-chefe da NASA (National Aeronautics and Space Administration) – Earth Science Education Consortium (NESEC), Dra. Russane D. Low, que esteve no campus entre os dias 21 a 23 de maio conhecendo iniciativas desenvolvidas pelos professores e acadêmicos da instituição. 

A vinda da cientista da NASA, que é bióloga de carreira, também se deve à participação e apoio de educadores do IFPR à agências e programas desenvolvidos junto pela instituição em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Fundação Araucária, entre outras instituições.

“Os  professores Leandro Angelo Pereira e Allan Krelling  puderam apresentar alguns dos seus projetos relacionados sobre tecnologia, gestão ambiental e educação. Essa visita se deve à participação desses professores e o apoio da Agência de Inovação do IFPR (Agif) no Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola (PICCE), coordenado pela UFPR, contando com o apoio de várias outras instituições de ensino superior, como a UTFPR e a Unila, além do apoio financeiro da Fundação Araucária”, explica a assessoria.

Segundo o IFPR Campus Paranaguá, a Dra. Russane conheceu detalhes dos projetos denominados de “Smart Harpia” e “Data Symbion”, iniciativas “que serviram como base para troca de informações com o aplicativo Mosquito Habitat, desenvolvido pela NASA e coordenado por ela”, detalha. “Esse aplicativo, junto com outros três, todos relacionados à ciência cidadã e ao meio ambiente, são utilizados em 26 países, incluindo o Brasil por meio da Agência Espacial Brasileira, atual instituição oficial nesta parceria”, informa a instituição.

Apoio e parcerias firmadas

Além de divulgar iniciativas científicas, um dos objetivos é integrar projetos do IFPR  a protocolos do Programa Globe da NASA (Foto: Divulgação/IFPR Campus Paranaguá)

“A partir dessa visita, espera-se que os resultados gerados pelos projetos desenvolvidos pelos professores Leandro e Allan possam ser integrados com outros protocolos que o Programa Globe da NASA está desenvolvendo”, explica o IFPR. Segundo a instituição, um dos primeiros passos da parceria foi definido por meio da concessão de acesso aos educadores de dados coletados pelos aplicativos desenvolvidos pela NASA. “E, além disso, a bolsista do PICCE pelo IFPR, Mylla Freitas, foi convidada para participar de um treinamento on-line sobre o tema envolvendo jovens de vários países”, acrescenta.

Segundo o IFPR Campus Paranaguá, a cientista da NASA também realizou reuniões e palestras com professores e acadêmicos do IFPR dos cursos de Técnico em Meio Ambiente, Tecnologia em Gestão Ambiental, Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade e junto os estudantes de inglês do Centro de Línguas do Instituto Federal do Paraná – CELIF no Campus Paranaguá. “Após esta visita, será criado um plano de trabalho para  um maior aprofundamento técnico e a possibilidade de retorno dela em setembro deste ano”, finaliza a assessoria.

Com informações do IFPR Campus Paranaguá

Cientista da NASA conhece projetos desenvolvidos pelo IFPR Paranaguá

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Cientista da NASA conhece projetos desenvolvidos pelo IFPR Paranaguá

Leonardo Quintana Bernardi

Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.