Educação

Campus Paranaguá inova com projetos tecnológicos desenvolvidos na Incubadora do IFPR

Saiba quais são as iniciativas e como elas melhoram a qualidade de vida da comunidade local

ifpr campus de paranagua foto aerea1

"Combinando pesquisa científica e tecnologia, estudantes e professores do campus desenvolvem projetos que unem sustentabilidade, automação e impacto social", informa o IFPR Paranaguá (Foto: IFPR Paranaguá)

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) em Paranaguá está transformando desafios ambientais e sociais em soluções tecnológicas inovadoras, que têm o potencial de melhorar significativamente a qualidade de vida da comunidade local. Combinando pesquisa científica e tecnologia, estudantes e professores do campus desenvolvem projetos que unem sustentabilidade, automação e impacto social, destacando a importância de uma base científica sólida para criar inovações que beneficiem a sociedade.

Um dos projetos em destaque é o Smart Horta, protótipo desenvolvido pela Incubadora do IFPR, que automatiza o cultivo urbano, facilitando o manejo de hortas em diferentes contextos. O projeto começou como um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Laís, estudante do curso Técnico em Meio Ambiente, e foi aprimorado com a participação de Beatriz Yoshimi, aluna de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

O Smart Horta utiliza sensores avançados para monitorar condições ambientais, como luminosidade, umidade do solo e temperatura, ajustando automaticamente os parâmetros necessários para o crescimento saudável das plantas. “O sensor de fotoresistor ajusta a iluminação conforme a necessidade da planta. Já o sensor de umidade ativa a irrigação automática, enquanto os sensores de temperatura monitoram o ambiente em tempo real”, explica Beatriz. Com esse sistema, é possível manter hortas produtivas com mínima intervenção humana, tornando a solução ideal para residências, escolas e espaços comunitários.

Ciência e parcerias para a sustentabilidade

A base científica do IFPR fortalece uma rede de parcerias estratégicas que ampliam as perspectivas e contribuem para o desenvolvimento de soluções tecnológicas mais robustas e inclusivas. Além da colaboração com a Prefeitura Municipal de Paranaguá, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), o projeto conta com o apoio do Instituto Mosaic e da Fundação MarBrasil, que trazem visões complementares para o aprimoramento do Smart Horta.

Recentemente, o protótipo foi implementado no Horto Florestal Municipal, marcando um passo importante na integração entre ciência e gestão pública. O engenheiro florestal Rodrigo Delonga, da SEMMA, destaca: “A parceria com o IFPR tem sido fundamental. Os protótipos no viveiro do Horto Florestal mostram como o projeto pode beneficiar a comunidade de forma prática e acessível.”

O Instituto Mosaic e a Fundação MarBrasil desempenham um papel essencial, oferecendo novos pontos de vista que enriquecem o desenvolvimento da tecnologia. Suas contribuições ajudam a alinhar as inovações às necessidades ambientais e sociais locais, fortalecendo o impacto do projeto na conservação e no engajamento comunitário. Essa integração de diferentes saberes reforça o compromisso de criar soluções que promovam a sustentabilidade e qualidade de vida para a região”.

Benefícios para a comunidade 

O Smart Horta tem como principal objetivo facilitar o cultivo de plantas, otimizando tempo e recursos. Ao automatizar os cuidados com as plantas, o projeto oferece uma solução simples e eficaz, que pode ser aplicada em residências, escolas e em espaços comunitários.

1ifpr incubadora de paranagua
“Combinando pesquisa científica e tecnologia, estudantes e professores do campus desenvolvem projetos que unem sustentabilidade, automação e impacto social”, informa o IFPR Paranaguá (Foto: Vitor Henrique Silva, 2024)

Conheça os outros projetos da Incubadora 

Além do Smart Horta, a Incubadora do IFPR está desenvolvendo outros protótipos que prometem impactar positivamente o litoral paranaense. Entre eles, está o Monitoramento de Trilhas, que utiliza tecnologia para mapear e controlar o fluxo de pessoas em trilhas ecológicas, contribuindo para a conservação de áreas como o Parque Estadual Floresta do Palmito. Outro destaque é o Data Symbion, um sistema de integração e análise de dados robustos e intuitiva que possam permitir que seus usuários transformem dados em insights valiosos para tomada de decisões na área ambiental. 

Leandro Ângelo Pereira, professor e coordenador da Incubadora, destaca: “A tecnologia desenvolvida nos projetos da Incubadora não apenas ajuda a resolver questões ambientais, mas também melhora significativamente o processo de ensino, permitindo que os estudantes adquiram competências práticas e se preparem para os desafios do mercado de trabalho e da sustentabilidade”. 

2ifpr incubadora de paranagua Foto Divulgacao Incubadora IFPR Paranagua
O Smart Horta tem como principal objetivo facilitar o cultivo de plantas, otimizando tempo e recursos (Foto: IFPR Paranaguá)

Esses projetos exemplificam como a combinação de ciência, tecnologia e educação transforma a realidade local, criando soluções que beneficiam tanto o meio ambiente quanto a comunidade.

A Incubadora está aberta à comunidade, oferecendo um espaço para que todos possam conhecer de perto as inovações em desenvolvimento. O local está situado no campus do IFPR Paranaguá, na Rua Antônio Carlos Rodrigues, 453, bairro Porto Seguro.

O IFPR reforça seu papel como protagonista na integração entre ciência, tecnologia e sociedade, mostrando que a inovação pode — e deve — ser usada para construir um futuro mais sustentável e inclusivo.

Conheça mais sobre os projetos da Incubadora do IFPR Paranaguá.

Fonte: IFPR Paranaguá


Campus Paranaguá inova com projetos tecnológicos desenvolvidos na Incubadora do IFPRAvatar de Da Assessoria

Da Assessoria

Campus Paranaguá inova com projetos tecnológicos desenvolvidos na Incubadora do IFPR

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.

Você também poderá gostar