Connect with us

Educação

Baseado em cinco pilares, EaD se consolida na rede estadual

Modelo é base para as alternativas adotadas em outros Estados

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte informa que, com pouco mais de um mês desde sua implantação, o sistema de ensino a distância Aula Paraná se consolidou como uma das mais completas plataformas de aulas não presenciais do Brasil.

O modelo é base para as alternativas adotadas em diversos outros Estados do País e está ancorada em cinco pilares diferentes, que buscam atender a totalidade dos 1,07 milhão de alunos da rede estadual, meta atingida nestes primeiros 40 dias de EaD.

Desde o dia 6 abril, funciona na rede estadual de educação um sistema multiplataforma (Aula Paraná) que disponibiliza conteúdo didático por meio da transmissão de videoaulas em três canais digitais abertos de TV. Há também o canal Aula Paraná no Youtube, as salas de aulas virtuais no Google Classroom e o aplicativo Aula Paraná, que disponibiliza pacotes gratuitos de 3G e 4G capazes de cobrir 99,7% de todo o Estado, segundo a Anatel, e que fornece acesso para todos estes conteúdos digitais.

Além disso, são entregues materiais impressos aos alunos que não têm acesso à TV aberta ou ao celular por onde poderiam acessar os conteúdos disponibilizados pela Secretaria de Educação. Muitos deles também são atendidos pelas 231 mil cestas básicas entregues quinzenalmente.

A transmissão nos canais digitais de TV abrange regiões onde vivem mais de 10,5 milhões de paranaenses. Até o momento, 1.028 aulas foram exibidas durante as 24 horas do dia nos sete dias da semana. O Canal de Youtube, Aula Paraná, conta com mais de 16 milhões de visualizações.

A união destes pilares faz com que a totalidade dos 1,07 milhão de alunos paranaenses possa ter acesso a pelo menos uma alternativa do EaD Aula Paraná, e possa dar continuidade aos seus estudos, seguindo seu ciclo regular de desenvolvimento.

Para Renato Feder, secretário de Estado da Educação, criar alternativas que pudessem atender a todas as diferentes realidades do Paraná foi sempre a preocupação com o Aula Paraná. “Nosso Estado é extremamente diversificado, de norte a sul temos realidades completamente opostas entre si. Por isso, desde o começo desenvolvemos não uma, nem duas opções, mas cinco alternativas para que nenhum estudante ou professor ficasse de fora, longe de suas aulas”, destacou.

Fonte: AENPR  Foto: Geraldo Bubniak/AEN