Educação

Aulas iniciam no dia 5 de fevereiro na rede estadual de ensino

Rede estadual terá cerca de 29 mil estudantes matriculados

Foto 1

Este ano, uma das novidades é a entrega dos kits de materiais escolares para os estudantes (Foto: SEED-PR/Arquivo)

O ano letivo de 2025 está chegando, e com ele, a rotina escolar de milhares de alunos. Pais que têm seus filhos matriculados em instituições de ensino estão na correria para a compra dos materiais escolares, garantindo que tudo esteja pronto para o retorno às aulas, que voltam no dia 5 de fevereiro. Cerca de 29 mil estudantes estarão matriculados na rede estadual de ensino este ano.

Para a Secretaria de Estado da Educação, a expectativa é que o início de ano letivo ocorra de forma muito tranquila, organizada e produtivo, principalmente porque neste ano acontece mais uma vez a avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ferramenta que avalia o desempenho das escolas e redes de ensino.

Este ano, uma das novidades é a entrega dos kits de materiais escolares para os estudantes. Cada aluno matriculado na rede estadual de ensino receberá um kit escolar. Esta é a primeira vez que a Secretaria de Estado da Educação (Seed/PR) realiza essa ação, paralelamente ao que está acontecendo em janeiro, que também marca a primeira edição do Aprova Paraná. No exame, os formandos fazem a prova e têm vagas reservadas nas universidades públicas estaduais.

O material escolar será entregue até o dia 5 de fevereiro. Existe um cronograma estadual de entrega, e Paranaguá faz parte do lote que será entregue próximo ao dia 5 de fevereiro. A entrega será feita diretamente na escola, onde o diretor entregará o kit a cada responsável, de forma individualmente.

Foto 2 2
A entrega será feita diretamente na escola, onde o diretor entregará o kit a cada responsável, de forma individualmente (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)

Paulo Penteado, chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Paranaguá, disse: “Nós temos as aulas de recomposição da aprendizagem. A partir dessas aulas em contraturno, buscamos fortalecer o ensino e recompor as perdas pedagógicas que os alunos podem ter tido nos últimos anos. Em 2025, teremos 29 mil alunos matriculados na rede estadual de ensino”, afirmou.

Programa Escolas Mais Bonitas

O Programa Escolas Mais Bonitas, projeto do Governo do Estado, é um repasse de até 100 mil reais destinados às escolas para realizarem melhorias em seus espaços. Em Paranaguá, há escolas passando por reformas, como o Colégio Estadual Dr. Roque Vernalha, além de novas escolas sendo entregues, como o Colégio Aníbal Curi em Guaratuba.

De acordo com o NRE de Paranaguá, outro objetivo para este ano é a instalação de ar-condicionado nas salas de aula.

“As escolas estão sendo organizadas pelos diretores, principalmente nas próximas duas semanas, quando será liberada a primeira cota anual de verbas para as escolas realizarem manutenções”, ressaltou o chefe do núcleo, Paulo Penteado.

Transporte Escolar

Segundo o chefe do Núcleo de Educação de Paranaguá, o transporte escolar é oferecido para os estudantes cujas vagas, cedidas pelo governo e pela Secretaria de Estado da Educação, estão distantes de suas residências. Ou seja, todo aluno que a Secretaria de Estado da Educação direcionou para estudar em uma escola distante de sua casa tem direito ao transporte escolar. 

O requisito para utilizar o transporte escolar é a matrícula em uma escola que fica longe da residência do estudante, quando o governo direcionou o aluno para lá. O transporte não é oferecido quando os pais escolhem outras escolas. A partir do momento em que os pais optam por mudar o filho de escola, eles arcam com os custos dessa decisão. Portanto, o transporte escolar é destinado ao aluno que estuda longe de sua casa devido ao direcionamento feito pelo governo.

Matrícula escolar

“Para quem ainda não fez a matrícula escolar, todos têm direito e todos precisam estar na escola. Isso porque a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), lei federal, estabelece que até os 17 anos todos devem estar na escola. Caso isso não ocorra, os responsáveis são quem respondem. A vaga é garantida para todos. Quem ainda não fez a rematrícula pode procurar a secretaria mais próxima de sua casa. Lembrando que o pai pode solicitar a vaga na escola desejada, mas, caso não haja vaga, ele será direcionado para outra escola. Portanto, o aluno não ficará sem vaga, mas nem sempre será na escola escolhida pelos pais”, finaliza Paulo Penteado, Chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Paranaguá.


Aulas iniciam no dia 5 de fevereiro na rede estadual de ensinoAvatar de Elano Squenine

Elano Squenine

Estudante de Jornalismo desde 2025 pela Uningá, Elano Squenine atuou como repórter, pauteiro e produtor em uma emissora de rádio. Atualmente, ele exerce suas funções na Folha do Litoral News como coprodutor (MEI).

Aulas iniciam no dia 5 de fevereiro na rede estadual de ensino

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.

Você também poderá gostar