A publicação apresenta curiosidades sobre a atividade portuária
A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) lançou a primeira edição do Almanaque Porto Sustentável. Destinado exclusivamente aos alunos da rede municipal de ensino que estudam no 3.º, 4.º e 5.º anos, o Almanaque foi desenvolvido para complementar o trabalho de educação ambiental em sala de aula e oferecer informações didáticas sobre o Porto de Paranaguá.
Com 38 páginas, a publicação apresenta curiosidades sobre a atividade portuária, ilustrações das ações socioambientais na região e da fauna e flora locais, além de recomendações de boas práticas sustentáveis. O material também conta, de maneira inédita, com atividades pedagógicas e jogos lúdicos temáticos que utilizam o porto e as baías de Paranaguá e Antonina como cenário.
O diretor-presidente da APPA, Luiz Henrique Dividino, explica que o Almanaque foi desenvolvido por uma equipe que inclui jornalista especializado em meio ambiente, biólogos, profissionais da área ambiental e uma ilustradora que produziu cada um dos desenhos e personagens inseridos no material.
“Este modelo de Almanaque é inédito, pois apresenta, de maneira lúdica, educativa e muito colorida, informações importantes sobre a atividade portuária paranaense e os programas socioambientais desenvolvidos pela APPA nas Baías de Paranaguá e Antonina”, afirma Dividino.
Segundo ele, o objetivo principal é aproximar as crianças do tema meio ambiente e também informá-las sobre a atividade portuária. “A educação ambiental de jovens, adultos e crianças é fundamental para as ações de proteção e conservação das baías de Paranaguá e Antonina”, completou.
LANÇAMENTO
O lançamento do material ocorreu na sede da APPA e reuniu representantes das prefeituras e das secretarias municipais de Educação das sete cidades da região litorânea – Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná.
“O que esperamos é que esse material seja um importante recurso pedagógico nas mãos dos professores e auxilie na formação dos estudantes, incentivando-os desde cedo a valorizar o local onde vivem e cuidar da natureza”, explicou, o diretor Empresarial da APPA, Lourenço Fregonese.
Almanaque foi desenvolvido por uma equipe que inclui jornalista especializado em meio ambiente, biólogos, profissionais da área ambiental e uma ilustradora (Foto: Ivan Bueno/APPA)
ABRANGÊNCIA REGIONAL
O Almanaque Porto Sustentável deverá auxiliar professores e alunos nos estudos sobre a região litorânea do Paraná. “Com isso, estamos ampliando o alcance das ações de Educação Ambiental que a APPA desenvolve, já que passamos a contemplar todas as cidades do litoral e não somente as que possuem atividade portuária”, destacou o diretor de Meio Ambiente, Bruno da Silveira Guimarães.
A medida foi comemorada pelo prefeito de Antonina, José Paulo Vieira Azim. “O material apresenta informações valiosas e vai contribuir muito na educação ambiental das crianças. Ele reúne dados técnicos e, ao mesmo tempo, extraídos da própria comunidade que vive nessa região”, disse.
Para a secretária municipal de Educação de Paranaguá, Vandecy Dutra, a iniciativa vai ao encontro das necessidades do ensino público. “Muitas famílias dessas crianças trabalham no porto e vivem cercadas por mangues. Então, é muito importante este trabalho de educação ambiental”, destacou.
EDUCANDO DE FORMA LÚDICA
No primeiro contato com o material, as crianças já demonstram interesse em aprender sobre os temas destacados, seja pelas ilustrações coloridas ou pelos joguinhos educativos que compõem o almanaque. O aluno Henrique Alves, de 10 anos, da Escola Municipal Luiz Vaz de Camões, de Paranaguá, ficou animado com a iniciativa. “Achei legal. Tem muitas coisas bacanas, desde a capa. Dá para aprender bastantes coisas, sobre os golfinhos, os pássaros, a tartaruga e a natureza”, falou o estudante.
REFERÊNCIA
Como resultado de ações como esta, voltadas à proteção e promoção do meio ambiente, o Porto de Paranaguá passou a ocupar, em 2017, o primeiro lugar no ranking nacional do Índice de Desempenho Ambiental (IDA) medido pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Com isso, tornou-se referência para portos públicos e privados de todo o Brasil.
Da Assessoria da APPA