A Escola Maria Nely Picanço, a Apae de Paranaguá, recebeu a visita do secretário de Desenvolvimento Social e Família do Paraná, Rogério Carboni, e sua equipe na tarde de terça-feira, 18. O objetivo foi conhecer a instituição e assinar o termo de fomento no valor de R$98.579 para a reforma dos banheiros. Os recursos são do Fundo Estadual para a Infância e Adolescência (FIA/PR), aprovados por meio de editais.
Na visita, o secretário de Desenvolvimento Social e Família do Paraná, Rogério Carboni, elogiou a estrutura da instituição e o trabalho da equipe da Apae de Paranaguá que atende, atualmente, 448 crianças e adolescentes.
“A escola está de parabéns, estamos conhecendo aqui uma estrutura maravilhosa, pessoas capacitadas, a direção comprometida, com pessoas amorosas. Eu tenho passado e agradecido em meu nome, em nome do governador e do Governo do Paraná. É uma emoção ver o carinho dedicado, para mim é uma alegria estar junto com todos aqui fazendo essa entrega de recursos”, disse Carboni.
Na sequência, o secretário e sua equipe foram até o Centro de Educação Infantil Perseverança, onde também foi assinado um termo de fomento, com a destinação de R$44.200 para reparos da instituição.
“Uma outra entidade que atende crianças com muito amor e empatia. Esse é um edital difícil de ser feito, porque ele tem muitas amarras, muitas limitações jurídicas, portanto as instituições estão de parabéns”, acrescentou Carboni.
Melhoria na estrutura
A diretora da Escola Maria Nely Picanço, a Apae de Paranaguá, Claudia Valéria Kossatz Lopes, explicou que todo recurso que chega soma no atendimento das crianças.
“É uma alegria muito grande. A gente sofre com os editais, como mesmo o secretário colocou, foi um edital muito difícil, com muitas amarras, nós tivemos que nos adequar a ele. Recebendo o recurso, nós vamos fazer a reforma dos nossos banheiros, uma reforma tão esperada por todos os funcionários e, principalmente, para melhor atender os nossos alunos. É uma alegria imensa receber o secretário para conhecer o nosso trabalho, conhecer a nossa realidade e poder levar tudo isso que ele vivenciou para outros locais também na nossa capital”, ressaltou Claudia.
A presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná (Cedca/PR), Juliana Sabbag, é a responsável pelos recursos do Fundo Estadual para a Infância e Adolescência (FIA/PR).
“Nós, do Conselho Estadual, temos a perspectiva de ter novos aportes de recursos, entendendo que a educação e o cuidado com a criança e adolescente é função da família, do Estado, da sociedade civil e que juntos, trabalhando cada um dentro da sua esfera, mas é com todo mundo olhando na mesma direção que a gente vai garantir o melhor desenvolvimento das crianças”, afirmou Juliana.
Cadastro
A secretária municipal de Assistência Social de Paranaguá, Ana Paula Falanga, explicou que para participar de editais para receber recursos, as entidades precisam do município se cadastram no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente.
“Os recursos de deliberação são feitos pelo colegiado junto com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Família. Certamente essa parceria da Secretaria de Estado, dos colegiados tantos municipais e estaduais com as entidades municipais, fortalecem esse trabalho que elas tão bem desempenham nos municípios”, destacou Ana Paula.