conecte-se conosco

Educação

Ano letivo de 2022 será iniciado com aulas presenciais em Matinhos na sexta-feira

5.515 alunos do Ensino Fundamental e Educação Infantil retornarão às salas de aula

Publicado

em

Foto: Escola Municipal Oito de Maio/Divulgação

Na sexta-feira, 4, a Prefeitura de Matinhos, através da Secretaria Municipal de Educação, dará início ao ano letivo de 2022 aos alunos da rede municipal de ensino. Ao todo, 5.515 estudantes do ensino fundamental e da educação infantil retornarão às salas de aula. Desde a quarta-feira, 2, professores e profissionais da educação iniciaram o cronograma para início das aulas, com trabalho pedagógico nas escolas municipais e Centros Municipais de Ensino Infantil (CMEI´s).

O prefeito de Matinhos, José Carlos do Espírito Santo, o “Zé da Ecler”, destacou a expectativa positiva com o retorno presencial às aulas para avanço da educação municipal. “Passamos o ano de 2020 com um ano totalmente atípico. 2021 mais atípico ainda, as nossas crianças longe das salas de aula, perdendo, infelizmente, para continuarem vivas, são cerca de 5,5 mil crianças na rede municipal. Essas milhares de pessoas pequenininhas, novinhas, algumas com um ano, dois anos, até 10 anos e 11 anos, é o caso do meu filho, Josephinho, que saiu agora da rede municipal, mas perdeu dois anos, de nove anos de idade até agora, ele não viveu com os amiguinhos dele esta fase da vida por motivo da pandemia”, destaca.

“Temos a grata satisfação de estar oficialmente passando para todos, todas as famílias, todos os alunos, professores, que a partir de sexta-feira, 4, todas as escolas, CMEI´s e colégios, com equipamento esperando para a retomada, retornarão com 100% de presença”, explica o prefeito, destacando que os profissionais da educação estarão esperando os alunos com todo o preparo e carinho. “Voltem para as escolas com fé, esperança e vamos todos juntos passar por isso, se Deus quiser”, explica.

Vacinação

O prefeito reforçou os cuidados com a pandemia nas sete escolas municipais e 15 CMEI´s de Matinhos. “Por favor, professores e professoras, levem a carteirinha de vacinação em dia, se vacinem, é obrigação de vocês, se imunizar e cuidar das crianças. Você, pai e mãe ou responsável, vacine a tua criança. A vacina está à disposição para todos. Se vacinem, se imunizem, não tenham medo da vacina. Tem que ter medo é da doença, não da vacina. Cuidem de seus filhos”, finaliza Zé da Ecler, desejando um bom retorno às aulas. 

Reunião definiu retorno às aulas

Na terça-feira, 1.º, uma reunião foi realizada com presença do prefeito, secretários da Educação e Saúde, bem como representantes da Câmara dos Vereadores, onde se definiu o início do ano letivo e retorno presencial das aulas na sexta-feira, 4. “O titular da pasta de Educação, Alcides Benato, informou que a rede municipal possui toda a estrutura para retornar às atividades. Ele também citou o PSS para a contratação de novos professores”, informa a assessoria.

Segundo o secretário municipal da Saúde, Paulo Henrique de Oliveira, todas as crianças serão imunizadas para o retorno presencial às aulas. Ele reforçou que todos os professores e funcionários das escolas e CMEI’s deverão comprovar a vacinação contra o Coronavírus.  O presidente da Câmara de Matinhos, vereador Mário Braga, destacou a importância da volta às aulas presenciais, algo que é desejo também dos professores da rede municipal de ensino, segundo ele. 

Com informações da Prefeitura de Matinhos/Departamento de Comunicação