Em 27 de outubro, o Projeto 5C (Centro Cultural Cecília Correa Carvalho) realizará o lançamento oficial em 2025 do projeto “Pá na Água – A Cultura Caiçara aos Olhos do Mar”, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet) e que aproxima jovens de Paranaguá com suas raízes culturais caiçaras por meio na remada. O projeto já ocorria nos últimos dois anos de forma voluntária junto à Passaúna Paddle Club Paranaguá, entretanto, em 2024, ele foi ampliado incluindo oficinas de fotografia, além da prática esportiva e conexão com a natureza e história de Paranaguá.
Segundo o idealizador do 5C, João Costa Júnior, o “Pá na Água” nasceu com a missão de aproximar os jovens da cidade de Paranaguá às suas raízes culturais caiçaras. “Nos últimos dois anos, a iniciativa aconteceu de forma voluntária, em parceria com o Passaúna Paddle Club Paranaguá, focando apenas na prática da remada pelo nosso Rio Itiberê. Jovens já participaram das atividades iniciais, que usaram a remada como prática esportiva, meio de conexão com a natureza e a história local”, destaca.
“Este ano, o projeto foi ampliado para incluir oficinas de fotografia, assim como exposições destas fotografias em escolas públicas, que permitirão aos jovens documentar o dia a dia e as tradições das comunidades ribeirinhas do Rio Itiberê. A inclusão dessas oficinas surge como uma maneira de registrar e preservar o patrimônio cultural imaterial da região, além de oferecer uma experiência prática e educativa”, afirma João. De acordo com ele, a nova fase reforça o papel de transformação social do projeto e do 5C, “incentivando melhores escolhas para os jovens ao integrar cultura, esporte e desenvolvimento pessoal”, acrescenta.
O foco é realizar essas oficinas de fotografia com crianças e adolescentes durante as remadas de canoa havaiana nas comunidades ribeirinhas e caiçaras, registrando o cotidiano dessas comunidades. “Além disso o projeto tem como produtos secundários a realização de uma exposição online das fotos tiradas durante as oficinas e a realização da Mostra de Artes Visuais Itinerante ‘Pá na Água – A Cultura Caiçara aos Olhos do Mar’, uma mostra/exposição realizada em escolas da rede pública de ensino da cidade que visa promover a preservação e divulgação do patrimônio cultural imaterial caiçara”, acrescenta.
Programação do lançamento
“Dia 27 de outubro marcará um momento histórico para Paranaguá. O lançamento oficial do projeto Pá na Água não é apenas um evento, mas um chamado. Um chamado para todos que acreditam no poder transformador da cultura, do esporte e da juventude”, ressalta o idealizador do 5C. Segundo ele, a programação se inicia às 7h30, na Praça de Eventos Mário Roque, onde ocorrerá um café de confraternização que abrirá o dia. “Logo após, às 08h15, a primeira remada oficial do projeto sairá pelo Rio Itiberê, levando consigo o espírito de preservação e reconexão com nossas tradições caiçaras”, detalha.
Como participar
De acordo com João, trata-se mais do que uma remada, mas um convite para transformar mundos. “Se você é daqueles que têm um caiaque, uma canoa ou uma prancha de remada, não perca essa oportunidade de fazer parte desse movimento. Traga sua energia, sua vontade de fazer a diferença e venha remar conosco”, completa.
“Para participar em 2025 das oficinas de fotografia, assim como das remadas junto com a gente, as crianças devem estar matriculadas nas escolas públicas da cidade, as quais serão nossas parceiras para cadastro dos participantes, uma vez que, por enquanto, são poucas vagas disponíveis”, finaliza João Costa Júnior.
A iniciativa conta com o apoio do Grupo Interalli e da Passaúna Paranaguá.