Educação

Amanda Roque realiza abertura oficial do “Patas do Bem”

A ideia surgiu da primeira-dama, Amanda Roque, que ganhou um cachorro da raça Golden Retriever, chamado Naruto.

bkp o6b2 1584444572

A quarta-feira, 11, começou oficialmente em Paranaguá uma iniciativa inédita, o projeto Patas do Bem. A ideia surgiu da primeira-dama, Amanda Roque, que ganhou um cachorro da raça Golden Retriever, chamado Naruto, que será treinado e posteriormente utilizado na terapia assistida de crianças com deficiência, idosos e pessoas hospitalizadas.

foto1patasdobem

O projeto conta com a parceria da Equipe Canidea K9, de São José dos Pinhais; Vale da Neblina – Centro de Adestramento Canino, do Rio Grande do Sul; e da Escuela Canina – Balto MDQ, da Argentina.

foto2amandaroque

A primeira-dama, Amanda Roque, contou que a ideia surgiu após a Guarda Civil Municipal de Paranaguá ter dado início a um projeto da Equipe K9 em parceria com o Rondney Mesquita, adestrador conhecido que hoje reside na Cidade de São José dos Pinhais.

“Nós tivemos o prazer de conhecer a Fabiana, adestradora na Argentina, e a Janaína, do Rio Grande do Sul, onde já realizam este belíssimo trabalho de terapia assistida com cães. De pronto, eu abracei o projeto, o qual hoje se torna realidade com a apresentação na última quarta-feira, sendo o primeiro passo de muita alegria e amor a nós e também a muitas crianças e adultos”, afirmou Amanda.

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, prestigiou a abertura do projeto e comentou sobre a felicidade de contribuir com a população por meio dos animais. “A nossa família gosta muito de cachorro e a ideia é importante pelo envolvimento com o animal, para ter um dia feliz no Abrigo dos Idosos, no hospital, em escolas especiais como temos a Eva Cavani e a Apae, é uma terapia importante que surgiu a partir da ideia de minha esposa, eu fico muito feliz e espero que a gente possa colher bons frutos”, disse Marcelo.

Ele ainda aproveitou para convidar a comunidade a ser parceira do projeto. “Já tentaram fazer isso em Paranaguá, mas infelizmente não saiu do papel. Agora, a gente pede para que aqueles que queiram participar, temos muitas pessoas na cidade envolvidas na causa animal, a ONG Amigos Protetores, o vereador Thiago Kutz, que milita nessa causa, quem quiser contribuir aceitamos para podermos trabalhar em conjunto”, acrescentou o prefeito.

TRABALHO COM ANIMAIS

foto3patasdobem

Há 20 anos, a instrutora Fabiana Velez, da Argentina, trabalha com animais e há oito realiza treinamentos para que eles possam atuar na Terapia Assistida (TAA). De acordo com ela, a atividade pode auxiliar em diversas patologias. “Trabalhamos muito com a parte cognitiva emocional, os cachorros podem contribuir em casos de síndrome, funcionando como facilitador social. Outras áreas como a fisioterapia, colabora com a parte motora”, frisou Fabiana.

Segundo ela, “Naruto”, hoje com dois meses, está na parte mais importante que é a socialização. Por isso, durante a abertura do projeto, o fato do animal já estar rodeado de pessoas auxilia no seu treinamento. “Com três meses, a gente pode iniciar um treinamento básico e ele já pode participar de algumas ações. Um cachorro de terapia assistida pode começar a atuar com um ano, quando está completamente formado ou até antes, vai depender muito da dedicação do treinador e do tempo de aprendizagem do cachorro”, explicou Fabiana. 

Todos os cães, de acordo com a especialista, têm capacidade de aprender, mas as raças Golden Retriever e Labrador são bastante utilizadas na terapia assistida devido a suas características. “Imagine se um Rottweiler, pode ser o melhor do mundo, a nível visual, seu impacto é chocante. Por isso, quando temos raças como o Golden e o Labrador, facilita o nível visual, além de algumas características genéticas como, por exemplo, a sua mordida é branda, ou seja, são animais ótimos para trabalhar”, concluiu Fabiana.

PROGRAMAÇÃO

Na quinta-feira, 12, haverá atividades do Patas do Bem na Escola Municipal Joaquim Tramujas, às 14h, com coffee break. Na sexta-feira, 13, a visita será para os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Paranaguá, Escola Maria Nelly Picanço, às 14h. No sábado, 14, a visita será no Asilo de Idosos São Vicente de Paulo a partir das 9h. Ainda no sábado, o projeto realizará atividades com as crianças no Aeroparque, no período da tarde.


Amanda Roque realiza abertura oficial do “Patas do Bem”Avatar de Redação

Redação

Amanda Roque realiza abertura oficial do “Patas do Bem”

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.

Você também poderá gostar