O diretor geral do IFPR (Instituto Federal do Paraná), campus Paranaguá, Mateus das Neves Gomes, em dezembro de 2021, se reuniu com os estudantes Arthur Cardoso Domingues e Janara Schmitt Sandri, selecionados para participar da segunda expedição IFPR – MIT/Harvard, organizada pelos Jovens Embaixadores Internacionais do IFPR. Essa imersão educacional terá como destino as universidades do MIT (Massachusetts Institute of Technology) e Harvard, em Cambridge.
Após apresentarem projetos com ações de empreendedorismo para que cada discente conseguisse subsidiar sua viagem através de autofinanciamento, foram selecionados projetos viáveis de 12 estudantes do IFPR de diferentes campi, dentre os quais os de Arthur e Janara, do Campus Paranaguá. Essa expedição contará com sete dias de imersão técnico-científica em Harvard e MIT. Os estudantes estão sendo acompanhados pela Assessoria de Relações Internacionais do IFPR, pais dos alunos, além de diretores gerais dos campi.
“É uma alegria inexplicável estar fazendo parte da Segunda Expedição IFPR – MIT/Harvard ao lado dos estudantes do meu Estado. O projeto dos Jovens Embaixadores Internacionais nos mostra como é possível alcançarmos nossos sonhos com muita dedicação e disciplina”, disse Arthur Cardoso Domingues, do IFPR campus Paranaguá.
Jovens Embaixadores Internacionais do IFPR
Por meio do projeto Jovens Embaixadores Internacionais do IFPR, os estudantes recebem mentoria e assessoria para desenvolver suas habilidades empreendedoras e usar seus conhecimentos e experiências para levantar os custos de hospedagem e transporte aéreo. O projeto Jovens Embaixadores Internacionais do IFPR conta com a divulgação de bolsas de estudo, projetos internacionais, palestras, estágios, entre outros. Os projetos que serão desenvolvidos envolvem marketing digital, produção e venda de produtos e crowdfunding.
“Não tenho palavras para descrever a felicidade que estou sentindo, pois toda a dedicação que tive durante a minha vida está sendo recompensada. Nunca imaginei que eu teria uma oportunidade como essa de conhecer o MIT e a Universidade de Harvard. Sou muito grata à minha família e ao IFPR que foram essenciais para essa minha grande conquista”, relatou Janara Schmitt Sandri, do IFPR campus Paranaguá.
Os Projetos
O projeto do Arthur tem como objetivo arrecadar dinheiro por meio da criação de artes digitais, como, por exemplo, banners, anúncios, logotipos, panfletos, cardápios, entre outros. Arthur considerou a criação de artes digitais pois já possui experiência com a área, realizando projetos de arte digital, criando diversas logomarcas e publicidades. Serão utilizados computador, periféricos e os programas necessários para criação das artes digitais, podendo criar em casa, remotamente.
O projeto da Janara tem como objetivo a produção de artesanato com miçangas, acrescentando a resina neste ramo. Janara está iniciando o processo de fabricação de peças em resina, no qual continuará usando miçangas para a confecção dessas peças, tais como: brincos, colares, chaveiros, peças de decoração, vasos de flor, e outras peças sob demanda em produtos com resina para artesanato. Grande parte dos materiais necessários para o início da fabricação das peças já foram adquiridos, faltando apenas a resina.
O Retorno
A estratégia dos estudantes para o retorno da missão será contribuir e influenciar jovens estudantes do IFPR a buscarem conhecimentos e oportunidades internacionais. Os projetos, além de desenvolverem o empreendedorismo social, têm como objetivo fortalecer a comunidade acadêmica da nossa região, mostrando como é possível viabilizar uma viagem ao exterior e tirar pequenas ideias do papel.
Para isso, buscarão disseminar a forma como conseguiram arrecadar a quantia necessária e as etapas do processo, explicando e auxiliando os interessados a terem a chance de desenvolver projetos semelhantes, com o intuito de fortalecer a comunidade do IFPR, mostrando como nossos estudantes têm a oportunidade e a capacidade de desenvolver e colocar em prática diversos projetos.
“Para a comunidade acadêmica do IFPR Campus Paranaguá ter alunos participando da segunda expedição IFPR/MIT-Harvard é a materialização de todas ações de ensino, pesquisa e extensão que desenvolvemos com os estudantes. Essa importante ação da diretoria de relações internacionais do IFPR proporciona aos estudantes uma experiência única onde eles podem colocar em prática todo o aprendizado. Estamos muito orgulhosos dos nossos estudantes”, destacou Mateus das Neves Gomes, diretor geral do IFPR campus Paranaguá,
Custos
Entre os custos estimados da expedição estão despesas com passagens aéreas, locomoção, hospedagem e alimentação.
Mais informações sobre como apoiar as iniciativas e o contato dos estudantes podem ser conferidas no site www.paranagua.ifpr.edu.br.
Fonte: IFPR Paranaguá