A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) conta com o projeto Porto Escola, iniciado há dois anos. Os alunos do 5.º ano do Ensino Fundamental de escolas municipais têm a oportunidade de entrar no cais do Porto e acompanhar o funcionamento da operação portuária. Na manhã de quarta-feira, 28, aproximadamente 30 alunos de escolas localizadas nas colônias e em Alexandra puderam aprender com o passeio diferente.
Ivana Ramos da Silva, chefe de Eventos Pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação, explicou que a visita encerrou o primeiro ciclo de escolas que visitarão o porto. “Dividimos as nossas 36 escolas em duas etapas, primeiro e segundo semestre porque há um concurso de desenho e frase. São 10 alunos premiados no primeiro semestre e outros 10 no segundo”, informou. A premiação deste semestre acontecerá no dia 27 de julho. Os desenhos e frases podem ser entregues até dia 5 de julho. Os trabalhos das crianças serão avaliados, sendo 10 escolhidos por uma comissão composta por membros da Appa e da Secretaria Municipal de Educação. “Os 10 alunos que tiverem seus trabalhos escolhidos contarão com um passeio pela baía de Paranaguá e vão receber seus desenhos”, contou.
Os alunos também assistem a aulas sobre meio ambiente, animais nativos da região, história e função do Porto, segurança no trabalho, prevenção à dengue e dicas de segurança em ferrovias e ruas. “Muitos dos nossos alunos não conheciam o porto e é muito importante que eles venham. Eles ficam encantados, pois não imaginam a dimensão do porto e esse passeio os aproxima da realidade”, destacou Ivana. Visitaram o porto, na quarta-feira, alunos das colônias São Luiz, Maria Luiza, Morro Inglês, Rio das Pedras e Alexandra.
Após o vídeo e explicações, alunos seguem para o cais do porto para conhecer o funcionamento das operações portuárias
O diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, ressaltou a importância do projeto. “O Porto Escola é um dos programas que mais dá satisfação a todos. Quando algum dos diretores acompanha, já vi casos de ficarem emocionados porque é um movimento lúdico, as crianças conhecendo a importância do porto, o aspecto ambiental, sempre há uma aula ou intervenção diferente como segurança do trabalho ou demanda ambiental específica. Ou seja, é algo que para nós dá muita satisfação e sem dúvida, é cumprir mais uma etapa da parte de responsabilidade social do porto”, destacou.
PROJETO
Parceria da Appa com a Prefeitura de Paranaguá, o Projeto Porto Escola, criado em 2015, ensina de forma lúdica a importância da atividade portuária para a economia da cidade, do Estado e do País. Às quintas-feiras, o Porto recebe turmas de 5.º ano das escolas de Paranaguá.