As escolas municipais do litoral paranaense receberam, nesta semana, os exemplares da primeira edição do Almanaque Porto Sustentável, produzido pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA).
[videoyoutube]9xNUXG__d3s[/videoyoutube]
O material é direcionado a alunos de 3.º, 4.º e 5.º anos do Ensino Fundamental e servirá como apoio pedagógico para os estudos sobre as características e a biodiversidade da região.
Com 38 páginas, o almanaque apresenta curiosidades sobre a atividade portuária e as ações socioambientais desenvolvidas no litoral, além de plantas e animais característicos da região. Além disso, as crianças encontram no material recomendações de boas práticas sustentáveis e – o que mais tem chamado a atenção – uma série de jogos pedagógicos, para que elas aprendam brincando.
Logo depois de receber o seu exemplar, a aluna Antonia Regina, de 10 anos, da Escola Professora Miriam Soares Cunha, em Paranaguá, expressou a sua satisfação. “Eu achei legal, porque aqui tem nomes de animais, informações sobre o porto e tem jogo ainda. A gente pode aprender brincando e lendo”, contou.
Assim como a pequena Antonia, aproximadamente 20 mil alunos estão sendo beneficiados nesta primeira edição do projeto. No total, sete municípios foram contemplados: Paranaguá, Antonina, Morretes, Pontal do Paraná, Guaraqueçaba, Matinhos e Guaratuba.
De acordo com o diretor-presidente da APPA, Lourenço Fregonese, esta é mais uma ação que reforça a relação entre a atividade portuária e a comunidade.
“Esta iniciativa demonstra a preocupação em disseminar boas práticas que beneficiam o meio ambiente e a vida em comunidade. Esperamos que o material contribua muito para a formação das crianças e que elas possam levar o conteúdo para além das escolas”, comentou.
RECURSO PEDAGÓGICO
Além de apresentar conteúdos importantes para a formação dos pequenos, o almanaque tem muitos atrativos, o que facilita o processo de ensino e aprendizagem. “Isso vem para reforçar o trabalho em sala de aula. É um material rico de conhecimento e de diversão, que vai ao encontro de tudo o que já vem sendo trabalhado com as crianças”, comentou a secretária de Educação do município de Paranaguá, Vandecy Dutra.
A ideia também é compartilhada pela secretária de Educação de Antonina, Dilza Ferrari Carvalho, que destacou a importância do recurso visual para os alunos. “A APPA já tem propiciado o contato das crianças com a área portuária. Agora, elas têm a oportunidade de continuar a aprender sobre tudo isso de maneira concreta e lúdica”, ressaltou.
O MATERIAL
O Almanaque Porto Sustentável está apenas na primeira edição. Para a sua produção, foram levados em conta aspectos teóricos e práticos. O material foi desenvolvido por uma equipe que inclui jornalista especializado em meio ambiente, biólogos, profissionais da área ambiental e uma ilustradora infantil, que produziu cada um dos desenhos e personagens inseridos no material.
Segundo o diretor de Meio Ambiente da APPA, Bruno Guimarães, em todo o processo, houve a preocupação em adequar os conteúdos à linguagem das crianças.
“É um conhecimento de educação ambiental, feito em um caderno muito ilustrado e lúdico, que facilita a compreensão. Vale destacar, também, que, a partir deste projeto, estamos ampliando o alcance das nossas ações ambientais, que agora passam a contemplar todas as cidades do litoral”, explicou.
Fotos: Ivan Bueno/APPA
Da Assessoria da APPA