conecte-se conosco

Educação

50% dos estudantes do ensino fundamental de Paranaguá retornaram ao modelo presencial

Expectativa é ampliar para 80% número total de alunos no presencial em setembro

Publicado

em

Desde o dia 19 de julho, a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi), realizou a retomada gradual do ensino presencial na rede municipal de ensino. Foi permitido aos pais e responsáveis escolher o retorno dos alunos de forma física às unidades de ensino ou o prosseguimento do ensino remoto, garantindo respeito aos protocolos sanitários nas escolas municipais com distanciamento, uso de máscara e higienização. O avanço na vacinação contra o Coronavírus e controle da situação pandêmica nos últimos meses fez com que, até agora, 50% dos alunos do ensino fundamental do município já retomassem ao ensino presencial até este dia 1.º de setembro.

“O retorno está sendo gradativo, iniciou em 19 de julho, com adesão dos pais que optaram pelo regime presencial. Os protocolos sanitários estão sendo cumpridos e as escolas municipais reorganizaram os espaços dentro orientações estabelecidas”, afirma a secretária municipal de Educação e Ensino Integral, Tenile Cibele do Rocio Xavier.

Segundo a secretária, até o momento, cerca de 50% dos estudantes do ensino fundamental estão em regime presencial. “Em setembro a expectativa é ampliar para 80%”, complementa.

Vacinação dos profissionais da educação

O avanço na imunização dos profissionais da educação foi importante para a retomada do ensino presencial. Em maio deste ano, a Prefeitura anunciou a garantia de imunização de 100% dos profissionais da rede pública, sendo a primeira cidade do Brasil a conseguir este resultado. De acordo com o Vacinômetro do município, até o dia 30 de agosto, 3.689 professores e servidores da educação foram vacinados com a primeira dose e 3.277 com a segunda dose.

Segundo a Secretaria de Educação, estão sendo feitas ações nas escolas com base no que determina a Sesa para prevenção à pandemia

O avanço na vacinação geral da população, chegando a faixa etária de 18 anos ou mais, ocasionou uma queda nos índices da pandemia nos últimos meses, algo que reflete também em uma maior segurança no cenário educacional. Segundo o município, até o dia 30 de agosto, mais de 100 mil cidadãos foram imunizados com a dose inicial e 66 mil com as duas doses ou dose única da vacina, completando o esquema vacinal contra o Coronavírus.

“A vacinação é fundamental para a garantia da segurança de nossos profissionais e estudantes”, reforça Tenile Xavier. A vacinação de crianças e adolescentes ainda não está autorizada no Paraná pelo Ministério da Saúde (MS) e Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), porém, já está sendo feita a imunização de pessoas com mais de 12 anos em Toledo, no interior do Estado, com a vacina Pfizer, algo que está servindo para estudo e que poderá propiciar posteriormente a autorização para imunização no Paraná de crianças e jovens.

Reorganização dos espaços e controle epidemiológico

Segundo a secretária de Educação, estão sendo feitas ações nas escolas com base no que determina a Sesa para prevenção à pandemia, bem como está sendo analisada a situação epidemiológica. “As ações estão voltadas para a reorganização dos espaços dentro das normas estabelecidas pela Sesa, reafirmadas no Protocolo de Retorno. O fluxo e o monitoramento tem sido realizado diariamente entre as Secretarias de Educação e Saúde”, finaliza Tenile Xavier.

Fotos: Semedi/Arquivo

Em alta

plugins premium WordPress