Os jovens de Paranaguá têm um novo motivo para acreditar que podem realizar o sonho de cursar uma faculdade fora do País. Um convênio foi firmado entre a Prefeitura de Paranaguá e o Consulado do Paraguai para viabilizar o estudo de jovens que queiram ingressar no curso de sua preferência e ainda aprender uma nova língua e uma nova cultura.

Nesta semana, o consulado do Paraguai entregou a 23 jovens o certificado do curso de Espanhol que realizaram na Escola Municipal Manoel Viana nos últimos meses.
Estudantes também receberam o certificado do curso de Espanhol
O Paraguai, de acordo com o consulado, possui cinco faculdades e 127 carreiras. A maioria dos estudantes do litoral paranaense optou pelo curso de Medicina, tendo em vista o alto custo da graduação em uma faculdade particular e a concorrência em universidades públicas. Outros ainda optaram por cursos na área de Engenharia e Medicina Veterinária.
O cônsul do Paraguai em Paranaguá, Edgar Patinõ Guerrero, informou que os jovens irão estudar na Universidad Nacional de Assunción e na Universidad Nacional del Este.
“O convênio permite também que jovens do Paraguai venham estudar no Brasil, o que para nós é uma grande satisfação. Entendemos que o convênio terá continuidade, com o apoio das empresas e das famílias de Paranaguá”, afirmou o cônsul.
Os 23 jovens apresentaram toda a documentação exigida, o certificado do idioma espanhol, assim como o certificado de suficiência econômica porque eles vão para estudar e não para trabalhar. “Todos os documentos foram enviados ao Paraguai e o processo agora é de verificação e queremos dar a boa notícia antes das festas de fim de ano”, contou o cônsul Edgar Patiño.
EDUCAÇÃO PARA O BEM
A secretária municipal de Educação, Vandecy Dutra, destacou que esta é uma grande oportunidade aos jovens de Paranaguá.
"É isso que queremos, nossos jovens direcionados para o bem”, destacou a secretária municipal de Educação, Vandecy Dutra
“O curso de Medicina é o sonho de muitos estudantes. Eu me emocionei com a fala de alguns deles sobre o número de tentativas de vestibular. Tenho esperança de que eles possam ir e, em breve, vamos ter o orgulho de ter cada um deles aqui de volta atendendo à população e é isso que queremos, nossos jovens direcionados para o bem”, disse Vandecy.
Estudantes poderão ingressar, no Paraguai, em cursos bastante concorridos no Brasil, como Medicina e Engenharia
Segundo ela, os estudantes já podem se preparar para aproveitar essa chance de estudar no Paraguai em 2019. “Para nós é muito gratificante, é a primeira vez que acontece e para aqueles que tentaram e ainda não conseguiram, se preparem porque no ano que vem terá novamente esse processo, vão estudando espanhol, se preparando porque sua hora vai chegar”, enfatizou Vandecy.
APOIO DA FAMÍLIA
Carlos Eduardo Azeredo Silva de Moraes, de 18 anos, vai cursar a faculdade que sempre quis, Medicina. “Eu sempre fui interessado em tecnologia e medicina, quem sabe não posso unir essas duas áreas no futuro. Tentei a Universidade Federal do Paraná e a nota do Enem, mas não consegui”, contou.
Ele, ao contrário de outros estudantes, terá um incentivo ainda maior. Toda sua família mudará para o Paraguai devido à oportunidade dada ao jovem.
“Com a família por perto, a gente passa menos perrengue, se sente mais seguro porque estaremos em outro País, com outro idioma, é tudo diferente”, observou Carlos Eduardo.“Acredito que o governo brasileiro poderia investir mais em educação e saúde, era só o que precisava fazer para que os jovens alcançassem seus objetivos”, finalizou o futuro estudante de Medicina.
PARCERIAS
O cônsul do Paraguai em Paranaguá, Edgar Patinõ Guerrero, agradeceu a todas as famílias, aos estudantes, à prefeitura e à imprensa de Paranaguá que auxiliou na divulgação do convênio a toda a população.
O diretor comercial da Folha do Litoral News, Antonio Saad Gebran Sobrinho, recebeu uma homenagem do consulado paraguaio pela contribuição na divulgação do convênio
Um dos homenageados foi Antonio Saad Gebran Sobrinho, diretor comercial da Folha do Litoral News, que destacou o papel da imprensa neste processo.
“Estamos cumprindo nossa parte social, de comunicação para a cidade de Paranaguá, para a prefeitura, para o consulado, para as empresas, nós nos apresentamos como uma empresa de construção de Paranaguá, não de desconstrução da cidade. Esse é o papel da imprensa, voltado para quem aqui mora. Por isso que nós, da Folha, abraçamos essa causa do consulado paraguaio, do governo paraguaio, junto com Prefeitura de Paranaguá, Câmara Municipal e Governo do Estado, porque nós queremos uma cidade melhor”, frisou Gebran.