Educação

2.ª noite do SDGChallenge Hackathon acontece hoje na Unespar

As equipes participantes serão desafiadas a expor ideias de soluções para os problemas apresentados.

oucqnlqt 1584427204

O Youth Action Hub – Brasil (YAHBR), rede de jovens multidisciplinar, plural e apartidária com atuação local e escala global, ligada à ONU (UNCTAD), que busca a implementação da Agenda 2030 por meio do desenvolvimento de projetos, lideranças jovens, bem como o engajamento da juventude local, promove, junto à empresa júnior, EJIM Consultoria, e o colegiado de administração da UNESPAR, nos dias 25 e 28 de novembro e 10 de dezembro, no campus da UNESPAR, em Paranaguá, a primeira edição do SDGChallenge, evento estilo Hackathon que busca solucionar problemas sociais e ambientais na região portuária de Paranaguá.

foto2(42)

Dividido em 3 dias, na segunda-feira, 25, os alunos da UNESPAR tiveram a oportunidade de conhecer melhor a Agenda 2030 da ONU, que visa a implementar o Desenvolvimento Sustentável até 2030, em fala do atual coordenador do YAH no Brasil, Matheus Falasco, e identificar, por meio da palestra do Diretor Corporativo do IDEM, Marcelo Dias, alguns problemas enfrentados pelo Porto de Paranaguá.

foto3(34)

No segundo dia do evento, que será realizado na noite de quinta-feira, 28, as 22 equipes participantes serão desafiadas a propor ideias e soluções para os problemas apresentados, após uma oficina de preenchimento de Canvas e confecção de Pitch.

O coordenador colegiado de administração, professor Dr. Adilson Anacleto, enfatizou a importância do evento. “Através de mais de 200 cabeças pensando no mesmo assunto, boas ideias podem surgir, e essas ideias serão o sentido de minimizar os impactos no porto, pensando nas questões das pragas urbanas, reaproveitamento de materiais, reciclagem, coisas que possam contribuir para manter a cidade de Paranaguá mais limpa e também mais humana. Então a grande importância deste evento, é que é uma das raras oportunidades em que a comunidade está discutindo seus próprios problemas”, destaca Anacleto.

O coordenador do YAH no Brasil, Matheus Falasco, destaca que é muito recompensador ver como o evento está se desenvolvendo. “A participação dos alunos, tanto nas palestras como nas atividades do dia 25, foi bastante ativa. Tivemos ao menos 150 alunos presentes nas palestras, e mais de 20 equipes formadas para as próximas etapas do evento. Parece que as equipes estão realmente empenhadas na busca de soluções e acredito que logo teremos um projeto incrível, fruto do evento, que ajudará a resolver alguns dos problemas do Porto”, enfatiza Matheus. 

3658742

Os oito melhores projetos, que serão analisados pela Comissão Avaliadora do evento, serão convidados a participar da grande final no dia 10 de dezembro, dia que será definido o projeto vencedor, após avaliação de banca composta por avaliadores experts.

Fotos: divulgação.

Você também poderá gostar

2.ª noite do SDGChallenge Hackathon acontece hoje na Unespar

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.