As aulas para os estudantes da Rede Estadual de Ensino retornaram na segunda-feira, 1.º, após duas semanas de recesso. Os professores voltaram um pouco antes, no dia 28, para uma preparação pedagógica com o objetivo de planejar o segundo semestre do ano letivo de 2016. Neste ano, as aulas encerram no dia 21 de dezembro.
Só em Paranaguá, 14.564 alunos retornaram às salas de aula, entre o Ensino Fundamental, Médio e Educação Profissional. Somados todos os municípios do litoral atendidos pelo Núcleo Regional de Educação, o total de estudantes que retornaram às aulas é de 29.158.
No Instituto Estadual de Educação Dr. Caetano Munhoz da Rocha, o retorno às aulas foi avaliado como positivo pela diretora Elaine Bestana Gimenes. “O retorno foi muito bom. Procuramos receber, primeiramente, os professores para a semana pedagógica, e depois os alunos, da melhor forma possível”, frisou.
O planejamento para o segundo semestre no Instituto inclui uma preparação para o Enem e vestibulares, para que os alunos estejam aptos a entrar na universidade. “Para o segundo semestre pretendemos fazer um simulado antes do Enem para dar uma oportunidade dos alunos treinarem. No último sábado fizemos uma reunião de capacitação e os professores sugeriram que nós fizéssemos semestralmente um provão e neste ano já iremos fazer um e no ano que vem já começaremos no primeiro semestre”, relatou a diretora Elaine. Com essa preparação, os estudantes estarão mais acostumados com o tempo de prova e com o tipo de questões aplicadas.
Na programação para o segundo semestre também consta a Semana de Integração Comunidade Escola, que será realizada de 19 a 23 de setembro. “Estamos focando nesta semana, na qual este ano pretendemos fazer um trabalho diferenciado. É uma semana com palestras diferentes, teatros e pretendemos lançar também um dia de show de talentos”, contou a diretora.
ÍNDICE DE APROVAÇÃO
Por meio dos vestibulares que aconteceram no fim do ano passado e também aqueles aplicados no meio deste ano em algumas universidades, a escola alcançou um número significativo de aprovação. “Tivemos 67 alunos aprovados no vestibular devido ao trabalho da escola. Temos uma excelente equipe de trabalho, excelentes professores, graças a isso e a um trabalho que começou no ano passado conseguimos encaminhá-los ao vestibular”, contou.
O Instituto teve êxito com alunos aprovados na UEM (Universidade Estadual de Maringá), UEL (Universidade Estadual de Londrina), UFPR (Universidade Federal do Paraná), entre outras instituições públicas e particulares.