A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semedi), promoveu a 1.ª Mostra de Vivências, Territórios e Portfólios da Educação Infantil, durante os dias 4 e 5 de outubro, no Ginásio Joaquim Tramujas.
O objetivo do evento, voltado para profissionais que atuam na Educação Infantil, foi compartilhar os projetos e experiências entre as instituições. Para isso, foram apresentados depoimentos, fotos e práticas desenvolvidas pelas escolas, além de rodas de conversas para dividir o conhecimento.
Participaram educadores, monitores, pedagogos, gestores de Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), professores das escolas do campo e equipe da Semedi. O evento também foi aberto aos professores da rede municipal, privada e estadual, estudantes do magistério, graduandos de pedagogia e a comunidade em geral.
Para a secretária municipal de Educação, Tenile Xavier, essa foi uma oportunidade para as escolas mostrarem o que fazem dentro dos seus espaços.
“A Mostra foi uma construção coletiva, surgiu em um momento de Formação de Pedagogos dos Cmeis, chamado de Roda de Conversa. A Equipe Semedi juntamente com as equipes gestoras dos Cmeis vem estudando os documentos nacionais norteadores da educação e se empenhado para transformar a teoria em prática. O que foi exposto no Ginásio Joaquim Tramujas é uma parte da realidade, do dia a dia dos Cmeis e são construídos a partir dos interesses das crianças onde o protagonismo infantil é reconhecido como essencial”, explicou Tenile.
Segundo ela, o saldo do evento foi positivo. “Perceber a satisfação dos profissionais da Educação Infantil ao apresentar suas práticas por meio dos portfólios, territórios e trocas de experiências nos faz acreditar que estamos no caminho certo”, evidenciou Tenile.
A diretora da divisão de Educação Infantil, Tatiana Passos, disse que os projetos levados para a Mostra são fruto do investimento em formação aos profissionais. “O objetivo da Mostra foi compartilhar, essa é uma Mostra formativa, onde os profissionais da Educação Infantil estiveram compartilhando seus saberes, as suas experiências e vivências nos espaços. Todas as instituições levaram o que eles fazem, as práticas são o resultado de muito estudo e formação continuada”, destacou Tatiana.
Com informações da Semedi