Na edição deste fim de semana, a Folha do Litoral News traz matéria sobre os dados obtidos pelo Instituto do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen-PR), os quais apontaram o crescimento de óbitos decorrentes da Covid-19 em adultos e jovens no mês de abril, alcançando a faixa etária dos 20 aos 59 anos. Tal fato é comprovado em estatísticas de cartórios de todo o Estado, bem como no acúmulo de postagens em redes sociais de pessoas próximas, amigos e familiares, que, em muitos casos, estão iniciando a vida adulta e tiveram este ciclo interrompido pelo vírus.
As novas variantes do vírus, que cresceram com base no Brasil devido à infecção contínua de cada vez mais pessoas desde o início da pandemia em março de 2020, fizeram com que o Coronavírus se tornasse possivelmente mais contagioso e até mesmo letal, algo que ainda está sendo estudado pelos órgãos científicos. Fica evidente que a morte de jovens devido à Covid-19 aumentou no litoral do Paraná, algo que só reforça a necessidade de que as medidas preventivas como o uso de máscara, distanciamento social e higienização das mãos sejam respeitadas.
É desesperador ir para as ruas e perceber que muitas pessoas seguem desrespeitando a utilização correta de máscara. Da mesma forma, é lamentável perceber fotos de aglomerações de pessoas na região, sem distanciamento e máscara, fingindo que nada de errado está acontecendo no mundo atualmente. Isso não é apenas um descumprimento de decretos vigentes, é uma falta de humanidade e de respeito ao próximo. Chegamos a um momento em que praticamente todos nós somos grupos de risco para a Covid-19. Qualquer pessoa pode ser intubada e perder sua vida em decorrência do vírus. A imunidade só é alcançada através da vacina.
Aliás, um ponto positivo relatado por cartórios em todo o Paraná foi a redução de mortes por Coronavírus de idosos com idade mais avançada. Segundo os dados observados em cartórios de todo o Brasil, em abril, houve redução de 72% nas mortes de pessoas entre 90 e 99 anos e de 44% entre aquelas de 80 a 89 anos. Isso constata que pessoas que já completaram a imunização contra a Covid-19 com as duas doses estão tendo suas vidas salvas pela vacina. Que a imunização acelere e a redução de óbitos e controle definitivo da pandemia ocorra em todas as faixas etárias.