Nos últimos dias, a vacinação contra a Covid-19 acelerou o número de faixas etárias alcançadas do público em geral no litoral. Em Paranaguá, maior município da região, durante a tarde da terça-feira, 8, pessoas com idade acima de 44 anos começaram a ser imunizadas contra o Coronavírus na Estação Ferroviária. Em Guaraqueçaba, menor cidade do litoral, pessoas com mais de 30 anos começaram a ser vacinadas contra a Covid-19, algo inédito no Paraná.
Há dois itens importantes a serem analisados com a imunização que está cada vez mais acelerada. Um deles é que o Poder Público entendeu que é somente através da imunização que a pandemia será superada na região e em todo o Paraná. Fica claro este entendimento com a logística imediata para que as doses cheguem ao maior número de pessoas, bem como nas declarações do Governo do Estado, que espera que, em até dezembro, todas as pessoas com idade acima de 18 anos estejam vacinadas contra o vírus.
Outro fator é que, mesmo com todas as “fake news” divulgadas com relação às vacinas e o negacionismo, a população acredita e procura a vacina contra a Covid-19. O brasileiro está acostumado a ter a imunização como algo rotineiro, vide as campanhas tão importantes do Sistema Único de Saúde (SUS) com o Zé Gotinha. Paranaguá é um exemplo disso. Basta o anúncio de que baixou a faixa etária para vacinação contra o Coronavírus para que os cidadãos procurem imediatamente a Estação Ferroviária, em qualquer período do dia.
As vacinas poderiam ter vindo de forma mais intensificada ao Brasil em período anterior ao atual. Poderíamos ter mais vacinados em menos tempo e, consequentemente, mais vidas salvas. Entretanto, mesmo que de forma tardia, as coisas andaram e a imunização está acelerando. Tudo isso se deve à ciência, ao SUS, ao Poder Público e aos profissionais da saúde que se esforçam diariamente para que as vacinas cheguem ao maior número de pessoas possível. Para que haja respeito a este esforço conjunto, devemos não somente nos imunizar, mas defender a vacina publicamente. Mais do que isso: enquanto a pandemia não acaba, use máscara, adote o distanciamento social e higienize as mãos. Tenha amor a sua vida e respeito com a dos outros.