O Porto de Paranaguá, a partir desta sexta-feira, 1.º de dezembro de 2023, será ponto de embarque e desembarque de passageiros do navio de cruzeiros MSC Lirica. A temporada que inclui o litoral paranaense na rota segue até o dia 8 de março com movimentação todas as sextas-feiras. A empresa MSC Cruzeiros esteve em tratativas com a Portos do Paraná e com a Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, para tornar o que antes era apenas uma possibilidade em algo concreto.
O interesse por parte da empresa por escolher novos destinos casou com o de Paranaguá de mobilizar o setor a fim de incrementar a economia local e divulgar suas belezas naturais. O impacto disso para o litoral paranaense é expressivo. Não só Paranaguá pode se beneficiar com o aumento da movimentação de turistas e tripulantes na cidade, como todo o litoral. De acordo com a MSC Cruzeiros, cerca de 40 mil passageiros devem passar pela cidade ao longo da próxima temporada.
O setor hoteleiro já notou aumento das reservas para os fins de semana, ao contrário do que comumente ocorre em Paranaguá, que concentra a maior parte das reservas nos dias de semana, atendendo o turismo de negócios.
A torcida fica para que os diversos setores estejam preparados para atender esses turistas, ver novas possibilidades de incrementar a renda e aproveitar esse momento que é único no litoral paranaense e que pode se repetir caso a experiência seja positiva. Que as belezas do litoral paranaense, assim como o receptivo, encantem os visitantes e a região se oficialize na rota dos navios de cruzeiros. Desta forma, o turismo em Paranaguá pode ter uma virada de chave, gerar mais empregos e ter o destino mais divulgado para o Brasil e para o mundo.