“Permita que a vida continue”. É com essa frase que a campanha Setembro Verde quer motivar as pessoas a se declararem doadoras de órgãos. Basta conversar com a sua família e manifestar esse desejo. No dia 27 deste mês será comemorado o Dia Nacional da Doação de Órgãos, data escolhida para concentrar ações de sensibilização em torno do tema e divulgar o quanto é importante conscientizar cada vez mais a sociedade para que mais vidas sejam salvas.
O Brasil tem o maior programa público de transplante de órgãos de tecidos e de células do mundo. Segundo o Sistema Estadual de Transplantes do Paraná, a seleção de um paciente que aguarda por um transplante, ocorre com base na gravidade de sua doença, tempo de espera em lista, tipo sanguíneo, compatibilidade anatômica com o órgão doado e outras informações médicas importantes. Todo o processo de seleção dos potenciais receptores é seguro, justo e transparente.
O Paraná é considerado referência nacional em transplantes pelo alto número de doações e pela excelência logística de captação e encaminhamento. Além disso, o Estado também tem outro componente que ajuda a manter essa posição de destaque, o menor índice de recusas de famílias.
Com o sim de mais famílias para a doação de órgãos, mais vidas podem ser salvas. E é por esse ponto de vista que a campanha Setembro Verde pretende conscientizar a população e solucionar possíveis dúvidas que possam surgir sobre o tema. Um mês dedicado a essa importante reflexão contribui para a evolução do pensamento de toda a sociedade. Especialmente, no Paraná, Estado referência em transplante de órgãos que é exemplo para o Brasil, mas que ainda pode melhorar ainda mais os índices de doadores. Que neste mês a informação chegue a todos e a campanha cumpra seu propósito para que histórias de superação possam ser contadas.