No último fim de semana teve início, em Paranaguá, a Semana de Conscientização do Autismo. O objetivo é levar informação para familiares de crianças autistas, assim como promover a inclusão para este público e ampliar o conhecimento da população em geral sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O fim de semana começou com a exibição do filme “Gato de Botas”, no sábado, dia 1.º de abril e, no domingo, uma carreata mobilizou a cidade com balões azuis, que simbolizam o TEA, saindo do Aeroparque até o Ginásio de Esportes Joaquim Tramujas. No domingo, outro evento marcou as celebrações, com destaque nacional: a Ilha do Mel foi reconhecida como primeira ilha inclusiva para pessoas autistas.
Nesta semana, ainda estão previstas ações como palestras e visitas nas escolas. Tais ações são significativas e necessárias, já que é preciso cada vez mais conhecer sobre o transtorno que começa a apresentar sinais na infância. Embora algumas pessoas diagnosticadas possam viver de forma independente, outras têm graves incapacidades e necessitam de cuidados e apoio ao longo da vida.
Por isso, os tratamentos e, principalmente, a informação são aliados na conscientização sobre o autismo, no suporte às crianças para o seu desenvolvimento e para que haja menos preconceito na sociedade a respeito do transtorno. Com o aumento dos diagnósticos de TEA no mundo, é importante que datas como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (celebrado em 2 de abril) sejam utilizadas para promover o conhecimento e a reflexão.
Paranaguá já deu um passo importante com a criação do Centro de Autismo para atenção às crianças e pais e segue no caminho com a ampliação das ações. A conquista do último domingo, com a Ilha do Mel recebendo o título de primeira ilha inclusiva para autistas, em parceria com o setor privado e organizações não governamentais, reforça esse comprometimento e fortalece as atividades que priorizam a inclusão no município.