Neste mês, as atenções estão voltadas para a campanha Outubro Rosa, uma iniciativa que há anos tem trazido bons resultados no que se refere ao número de exames e consultas procuradas pelas mulheres para a prevenção do câncer de mama e colo do útero. Muitas já, habitualmente, esperam o mês de outubro para olharem mais para a sua saúde e procurar os exames na rede pública e privada.
Embora o cuidado seja necessário em todos os meses do ano, a campanha tem uma função importante de levar o conhecimento sobre a doença para empresas, instituições de ensino e outros locais, possibilitando o maior debate sobre o tema e a consequente conscientização.
O Instituto Peito Aberto é referência em Paranaguá no acolhimento e prestação de informações acerca do câncer de mama. Ao longo dos seus anos de atuação, já conseguiu sensibilizar e levar o conhecimento para muitas mulheres da região, tornando o assunto mais acessível na sociedade e mostrando, principalmente, que o autocuidado é necessário e urgente.
Cada vez mais o câncer de mama tem acometido mulheres jovens, algo que tem sido observado e que merece atenção. Entidades da área afirmam que o diagnóstico tardio de câncer de mama é maior entre as mulheres mais jovens. Muitas mulheres jovens com câncer de mama ignoraram os sinais de alerta, como um nódulo na mama, porque acreditam ser jovens demais para ter a doença.
Ou seja, não tem idade para se cuidar. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais fácil será o tratamento. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), mais de 95% das mulheres cujo câncer de mama se encontra numa fase inicial pode ser curada. Por isso, o Outubro Rosa é tão importante. O tema tem novidades a cada ano e exige que as mulheres estejam atentas e conheçam os hábitos saudáveis já comprovados que podem reduzir as chances da doença.