Para se falar em potencialidade logística e protagonismo portuário e econômico no cenário brasileiro e internacional é necessário apresentar resultados, com dados consistentes, produtividade e movimentação. É exatamente isso que ocorre com a empresa pública Portos do Paraná, premiada pela quarta vez como a melhor gestão portuária do Brasil no Prêmio “Portos + Brasil”, reconhecimento concedido pelo Governo Federal analisando todos os portos do País.
A empresa pública que gere os portos de Paranaguá e Antonina recebeu nota máxima no Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (IGAP) na principal categoria entre os portos públicos brasileiros: “100 pontos”. A análise é técnica, levando em consideração índices contábeis, financeiros, eficiência na operação, transparência na administração, regularidade trabalhista e tributária, estrutura organizacional, manutenção dos acessos aquaviários, entre outros itens, algo que demonstra claramente que o Paraná possui não somente um porto organizado, mas também moderno e de ponta.
Não bastasse o prêmio principal, a Portos do Paraná também obteve a primeira colocação nas categorias “Variação do Lucro Operacional (EBITDA) e crescimento de movimentação de carga geral, trazendo para Paranaguá três prêmios que devem ser orgulho não somente à empresa pública, como também para todos os portuários, comunidade portuária e sociedade parnanguara, litorânea e paranaense.
Essencial compreender que o protagonismo do Porto de Paranaguá, assim como do Porto de Antonina, traz consigo uma maior movimentação, obras de infraestrutura e atração de clientes e empresas, geração de emprego à sociedade local, bem como geração de tributos aos municípios. O desenvolvimento se faz desta maneira, com eficiência logística, capacidade operacional, organização, sustentabilidade e consciência de que a luta para se manter no topo deve ser árdua e contínua. Parabéns à empresa pública Portos do Paraná pelo prêmio e pelo respeito contínuo com os portos de Paranaguá e Antonina, orgulho não só dos paranaenses, mas de todos os brasileiros.