O Natal é uma das épocas em que os brasileiros são mais solidários. Neste mês, várias campanhas são realizadas para mobilizar a população e beneficiar famílias carentes para que possam fazer uma ceia de fim de ano e presentear os filhos. Uma delas é a campanha Papai Noel dos Correios, que há mais de 30 anos, mobiliza a sociedade para adoção das cartinhas escritas por crianças de comunidades carentes e alunos de escolas municipais.
Desta vez, está mais fácil de participar da campanha do Papai Noel dos Correios. Pelo site da campanha, os padrinhos e madrinhas podem acessar as fotos das cartinhas e não há como não se emocionar e se sensibilizar com os pedidos descritos. Muitas crianças desenham os presentes que desejam ganhar e fazem o seu pedido lembrando que se comportaram durante o ano.
Essa é uma boa oportunidade para praticar o bem e tornar o Natal de muita gente mais especial. A pandemia de Covid-19 afetou a economia de inúmeras famílias. Com isso, é importante e necessário voltar os olhos para quem precisa, especialmente nesse mês em que se inspira amor ao próximo, compreensão e esperança de dias melhores.
Existem diversas maneiras de proporcionar um Natal solidário neste ano no litoral do Paraná. Outra iniciativa que merece apoio na região é o Natal Solidário da Acm, em Paranaguá, com um projeto de apadrinhamento das crianças de três bairros. Que a população da região possa se solidarizar, estar consciente sobre as necessidades da sua comunidade e dos bairros mais carentes de suas cidades. Apoiar essas iniciativas é fundamental para que a sociedade conheça realidades diferentes das suas e possam contribuir também em outras épocas do ano para criar e fortalecer essa corrente do bem.