Editorial

Momento para recuperar o saldo econômico positivo

Os números são superiores aos do mesmo período do ano passado.

Dados divulgados pela Agência Brasil apontam que neste ano, as vendas do comércio de rua e shopping do País cresceram 9,9% entre os dias 29 de novembro a 1.º de dezembro, período em que aconteceu a Black Friday. Os números são superiores aos do mesmo período do ano passado. Isso se deve, sobretudo, ao pagamento da 1.ª parcela do 13.º salário e da liberação do saque do FGTS nas mesmas datas. As estatísticas também refletem no giro e crescimento econômico, pois o poder de compra do brasileiro aumenta com o saldo bancário positivo. O que consequentemente movimenta a economia e o comércio das cidades.

O panorama é bastante positivo para o País, já que segundo dados da Confederação nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e da Fecomércio do Paraná, em novembro, o endividamento das famílias paranaenses ficou em 90,9%. No cenário nacional, houve elevação no endividamento médio dos brasileiros, que passou de 64,7% em outubro para 65,1% em novembro.

Portanto, é hora de o brasileiro se conscientizar sobre como utilizar sabiamente as duas parcelas do 13.º salário, que podem dar um fôlego nas dívidas e não fazer novas contas ou entrar no saldo vermelho.

O 13.º salário representa neste ano, a entrada de R$ 215 bilhões na economia, que junto com a liberação de parte do FGTS, vai injetar mais R$ 40 bilhões no mercado econômico. Mas, para que as pessoas não vivam um falso sentimento de que têm dinheiro e entrem em novas dívidas, é fundamental entender a necessidade de fazer sacrifícios, economizar, planejar e reorganizar gastos.

Você também poderá gostar

Momento para recuperar o saldo econômico positivo

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.