Editorial

Mesmo após a vacina, medidas de prevenção seguem necessárias

Que a vacina é fundamental para o combate, controle e extinção de várias doenças, a ciência já nos provou.

s30ftch 1619815170

Que a vacina é fundamental para o combate, controle e extinção de várias doenças, a ciência já nos provou.  Isso também ocorre nos casos de pandemias e não é diferente da que estamos vivenciando, pois só com a população imunizada, conseguiremos voltar ao normal de forma segura.

As vacinas atuam na prevenção, induzindo a criação de anticorpos por parte do sistema imunológico. Elas reduzem a possibilidade de infecção, porém caso a infecção ocorra, o imunizante evitará sua evolução para quadros mais graves e, principalmente, a morte. 

Mas é importante a população saber que há uma demora de alguns dias para que a vacina comece a fazer efeito e tenha esta resposta eficaz do organismo.

Assim, nos primeiros dias após a imunização, é possível ocorrer a manifestação de uma infecção que pode ter ocorrido alguns dias antes, como também pode-se infectar e transmitir a doença antes que comece a produção de anticorpos.

Por isso é fundamental manter as medidas de prevenção e higiene, recomendadas pelos órgãos de saúde e amplamente divulgadas pela imprensa. 

No caso do imunizante contra a Covid-19, é importante saber que para ser imunizado é necessário que o cidadão tome as duas doses da vacina.

Isso mesmo, é preciso ficar de olho na carteirinha de saúde e voltar na data marcada para tomar a segunda dose.  

Os fabricantes alertam que esta dose complementar deve ser aplicada em um intervalo de 14 a 28 dias em relação à primeira, no caso da CoronaVac (Sinovac/Butantan) e de 90 dias no caso da Covishield (Oxford/AstraZeneca/Fiocruz).

Daí vem a pergunta, mesmo vacinado (imunizado) ainda preciso manter as medidas preventivas, como distanciamento social, uso de máscara e limpeza das mãos com álcool em gel? Os especialistas reforçam dizendo que sim, principalmente porque neste primeiro momento apenas uma parcela da população está sendo imunizada e a vacina leva alguns dias para fazer efeito.

Além disso, essas medidas auxiliam na prevenção de várias outras doenças.

Então, devemos fazer a nossa parte, tanto os que já foram imunizados quanto os que ainda aguardam para ser vacinados, e a fila é longa e só com a participação de todos conseguiremos diminuir ou acabar com a circulação deste temido vírus que vem ceifando vidas nos quatro cantos do mundo.

Você também poderá gostar

Mesmo após a vacina, medidas de prevenção seguem necessárias

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.