Na terça-feira, 7, o Governo do Paraná anunciou um pacote de obras que contempla várias regiões do Estado, entre elas a duplicação da rodovia entre Matinhos e Praia de Leste, em Pontal do Paraná; e a implementação do moegão no Porto de Paranaguá. Ambas no litoral, as intervenções em infraestrutura revelam a necessidade da região em também se desenvolver. A primeira, a duplicação da rodovia entre Matinhos e Praia de Leste, vai restaurar todo o trecho com implantação de um viaduto, readequação de cruzamentos e vias marginais. Somada a revitalização da Orla de Matinhos, que está mais da metade concluída, a obra vai beneficiar todo o setor turístico e fortalecer as praias do Paraná como destino turístico, liberando o fluxo de veículos e aumentando o interesse das pessoas em visitar a região.
Já o Porto de Paranaguá dará novamente mais um salto importante. A moega ferroviária será construída com o aporte de R$ 592 milhões e, através da centralização da descarga dos trens que chegam ao porto, haverá a ampliação da participação do modal ferroviário, redução dos impactos ambientais e melhoria do trânsito na região. Quanto mais moderna for esta estrutura, que possibilite várias pesagens simultâneas, mais rápido fica o processo de descarga de cargas principalmente de grãos. Um diferencial para essa gestão que já têm crescido em termos de crescimento e competência.
A obra de implementação de moega exclusiva no Corredor Leste de Exportação do Porto de Paranaguá, chamada de moegão, é tida como uma das maiores da história dos portos paranaenses e já considera a construção da Nova Ferroeste. Todos esses serviços aplicados no litoral enaltecem o potencial da região em termos de turismo e também de infraestrutura portuária. A população do litoral aguarda essas obras para uma fase de mais avanços e desenvolvimento.