Após as fortes chuvas que ocasionaram deslizamentos de terra na Estrada da Graciosa, a via precisou por algumas vezes ser interditada para a segurança dos motoristas. Nessa semana, houve a notícia de possibilidade de liberação da rodovia histórica com as intervenções na infraestrutura que estão em andamento. No entanto, alguns trechos permanecem em meia pista até que as obras sejam concluídas.
Este período com concentração de chuvas fortes na região do litoral do Paraná requer da população alguns cuidados para não correr riscos. Sabe-se que a liberação da Estrada da Graciosa é algo importante para a economia local incentivada pelo número de visitantes presente nessa época. Desta forma, prudência e segurança são as palavras-chave para evitar transtornos.
A recomendação do Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná (DER/PR) é que os condutores já sabem, dirigir com extrema cautela nesses locais onde os deslizamentos ocorreram, em velocidade reduzida, respeitando sempre a sinalização. Segundo o órgão estadual, a rodovia deve ser evitada em períodos de chuva, utilizada somente em caso de grande necessidade, devido aos riscos de novos escorregamentos de terra.
Outra informação que serve de alerta aos motoristas é quanto aos horários que o trecho que passa por obras está liberado. Isso porque ainda foi constatada a necessidade de bloqueio após as 18h até as 7h da manhã do dia seguinte, enquanto durar a obra, com o objetivo de garantir a segurança do usuário.
O que os comerciantes do litoral, turistas e a população de forma geral espera é que o tempo colabore para que as obras sejam concluídas o mais breve possível e que a rota turística e história da Estrada da Graciosa, que concentra belezas ímpares no Estado, possa novamente ser uma opção viável e mais segura para todos.