Como já foi realizado no 1.º turno das Eleições 2022, no próximo dia 30, data do 2.º turno, o horário de votação em todo País será unificado para dar mais agilidade à apuração dos votos. O Paraná já elegeu o governador para um novo mandato, assim como em outros Estados em que o cargo já está definido. Mas, outros 12 Estados do País terão que retornar às urnas para escolher, além do presidente da república, também o governador.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aderiu a unificação do horário de votação nestas eleições e espera poder dar um resultado mais rápido para a população, até porque, desta vez, os eleitores terão menos candidatos a escolher. Ou seja, as filas observadas em vários colégios eleitorais no 1.º turno podem não ser mais registradas. Apesar disso, é importante privilegiar o horário da manhã para exercer o direito ao voto e evitar transtornos no fim do prazo, que se encerra, no Paraná, às 17h.
Toda a população poderá acompanhar a apuração dos votos, à medida que o TSE divulga as informações, em tempo real. A Justiça Eleitoral disponibiliza ferramentas que facilitam o acesso público aos resultados. Disponível gratuitamente nas lojas virtuais Google Play e App Store, o aplicativo Boletim na Mão permite que qualquer pessoa faça essa conferência por meio da leitura do QR Code disponível no Boletim de Urna (BU).
Os resultados podem ser conferidos também no Portal do TSE ou pelo aplicativo Resultados, que pode ser baixado de forma gratuita. No app, todos podem conferir a apuração dos votos para todos os cargos, bem como os candidatos que já forem considerados eleitos. O objetivo, mais uma vez, é garantir eleições seguras e transparentes, sendo essa uma das prioridades do TSE.