O ensino em tempo integral é uma tendência que o Governo do Paraná tem aplicado nas escolas estaduais. O modelo, em que a criança e o adolescente passa a manhã e a tarde na escola, é evidenciado pelos benefícios que oferece para a formação do estudante tanto no âmbito do ensino como na formação como cidadão. O Colégio José Bonifácio, em Paranaguá, se preparou para, no próximo ano letivo de 2024, ter mais turmas no integral. Toda a estrutura da escola, que é ampla e tradicional no município, foi pensada para oferecer uma experiência educacional diferente, com aulas, por exemplo, de jiu-jitsu, robótica, com aproveitamento também das áreas ao ar livre e das quadras.
Todos os alunos do 6.° ano do fundamental até o 2.° ano do médio serão matriculados no integral no colégio mencionado. Ainda com a possibilidade de fazer um curso técnico em paralelo. Por isso, os pais que tiverem interesse devem fazer a matrícula ou rematrícula online até essa sexta-feira, dia 17, ou posteriormente na secretaria da escola.
Em todo o Estado, o número de escolas com oferta de ensino integral vai passar de 253 para mais de 400 em 2024. O investimento será de R$ 400 milhões por ano.
Grande parte dos pais aprovou a ideia do ensino integral, de acordo com a diretora da escola em Paranaguá. Muitos têm dificuldades em adequar o horário do trabalho com a escola e, desta forma, crianças e adolescentes ficam em casa sem oportunidade de novos aprendizados.
A ampliação da jornada dos estudantes através do Programa Paraná Integral, como é chamado, é considerada uma boa prática dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). A expectativa é de que Paranaguá tenha uma boa experiência e possa contribuir com a formação de jovens para saírem da escola com os aprendizados necessários para serem bons profissionais e também cidadãos cientes de suas responsabilidades e direitos.