Neste mês, as chuvas têm sido muito frequentes no litoral do Paraná, assim como em todo o Estado. Algumas cidades já registraram o total do volume de chuva aguardado para todo o mês de outubro somente nos primeiros 15 dias. Antonina e Guaratuba, locais onde estão instaladas as estações meteorológicas do Simepar, registraram 63% e 69%, respectivamente, da chuva esperada para todo o mês.
Apesar de muitas pessoas não gostarem desse clima úmido, principalmente em razão do feriado de 12 de outubro, que espantou os turistas do litoral do Paraná, o grande volume de chuva registrado nas últimas semanas no País trouxe benefícios. Especialistas indicam que se o cenário fosse de chuva escassa e calor intenso, o setor elétrico seria prejudicado. Portanto, o que se observou foi o contrário.
Com o fim do período seco em algumas regiões do País houve uma melhora na situação energética a ponto de evitar o risco de racionamento de luz. Os sistemas de abastecimento de água no Paraná também foram beneficiados, no município de Cerro Azul, por exemplo, o rodízio foi temporariamente suspenso na segunda-feira, 18.
Se por um lado as chuvas trouxeram benefícios, por outro também ocasionou estragos no Paraná. Nas regiões oeste e sudoeste, a tempestade deixou ao menos 286 postes quebrados e 330 mil unidades consumidoras sem energia. Para evitar transtornos, o Simepar emite alertas com antecedência de poucas horas, possibilitando a adoção de medidas de prevenção.
Na região do litoral, o céu nublado já se faz presente há alguns dias e, de acordo com os meteorologistas do Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), essa paisagem deve continuar neste mês de outubro. Que o litoral alcance os volumes de chuva previstos, sem trazer prejuízos à população.